Escola Piloto da Coppe expande atividades na América Latina
Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias
Data: 07/06/2011
A Escola Piloto de Engenharia Química expande suas atividades, oferecendo cursos de pós-graduação para instituições de ensino e pesquisa da América Latina. Os cursos são coordenados por professores da Coppe e abrangem tópicos já explorados pela Escola Piloto, que há 18 anos oferece cursos, de forma presencial e à distância, em vários estados do país. O objetivo da Escola Piloto Internacional (EP-Int) é ampliar o intercâmbio e a cooperação do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe, um dos melhores do país, avaliado há mais de uma década pela Capes com o mais alto conceito (7). Pioneiro no Brasil, o programa oferece há mais de 40 anos cursos de mestrado e doutorado.
A primeira iniciativa no exterior da Escola Piloto Internacional consistiu no curso Fundamentos e Aplicações de Processos de Separação com Membranas, ministrado, no mês de junho, pelo professor do Programa de Engenharia Química da Coppe, Claudio Habert, na Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá.
Professores interessados nos cursos da EP-Internacional podem entrar em contato pelo e-mail: ep.int@peq.coppe.ufrj.br/. Mais informações.
Sobre a Escola Piloto Nacional
A Escola Piloto Presencial em Engenharia Química (EP) foi criada, em 1993, no Programa de Engenharia Química da Coppe, oferecendo um conjunto de disciplinas avulsas, em nível introdutório e intermediário, sobre temas atuais ainda não incorporados ao currículo universitário em Engenharia Química e áreas afins.
Com o objetivo de ampliar o público fora de sua cidade sede, foi inaugurada, em 1997, a Escola Piloto Virtual. Desde então, diversos cursos têm sido oferecidos a alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e docentes de vários estados do Brasil e de países latino-americanos. Em 2004, a Escola Piloto passou a se chamar Escola Piloto Prof. Giulio Massarani (in memoriam), uma homenagem a seu idealizador, professor do Programa de engenharia Química e um dos fundadores da Coppe.
Em 2009, foi criada a Escola Piloto Itinerante com cursos ministrados pessoalmente por professores do PEQ, promovendo uma interação com os centros de ensino e pesquisa no Brasil.