Prêmio COPPE Mérito Acadêmico 2007
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 15/05/2008
A Diretoria da COPPE fez a entrega oficial do Prêmio COPPE Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2007, no dia 21 de maio, aos professores Álvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil, Paulo Lage, do Programa de Engenharia Química, e Alexandre Szklo, do Programa de Planejamento Energético.
Concedido aos docentes que se destacam pela produção acadêmica e pela formação de recursos humanos, o Prêmio COPPE, criado em 1998, já tornou-se uma tradição na instituição e seu resultado é aguardado com grande expectativa pelos docentes. Além de estimular a produtividade acadêmica, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos professores no decorrer de sua trajetória profissional.
O critério de avaliação para a escolha dos vencedores baseia-se na produtividade dos pesquisadores nos últimos três anos, destacando o número e a qualidade de suas contribuições. Entre os critérios estabelecidos destacam-se o número de trabalhos publicados em periódicos científicos e congressos, nacionais e internacionais, o número de citações dos trabalhos na literatura técnico-científica internacional e o número de dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas pelos docentes.
Conheça o perfil dos premiados
Álvaro Coutinho
Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ, em 1980, concluiu o mestrado e o doutorado em 1984 e 1987, respectivamente, no Programa de Engenharia Civil da COPPE. Em 1993, passou no concurso público para professor adjunto, tornado-se professor titular da COPPE em 2001. Na instituição, atualmente coordena o Núcleo de Computação de Alto Desempenho (NACAD) e já atuou como diretor adjunto de Tecnologia e Inovação e diretor financeiro, entre 2004 e 2007.
Além de atuar na área de Computação de Alto Desempenho, Álvaro Coutinho vem desenvolvendo pesquisas na área de Mecânica do Contínuo, que é aplicada à tecnologia de poços de petróleo. O professor tem trabalhado com Sistemas Petrolíferos; Mecânica dos Fluidos Computacional; Mecânica dos Sólidos Computacional e Tecnologia de Elementos Finitos. Álvaro também tem atuado no desenvolvimento de programas para mecânica computacional em sistemas distribuídos, e trabalhado com Fluidodinâmica Computacional (CFD) e Visualização Científica por Computação Gráfica.
Pesquisador 1A do CNPq, Álvaro orientou 22 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado. Publicou 71 artigos em periódicos nacionais e internacionais, é autor de capítulos em quatro livros, e tem 162 trabalhos publicados em anais de congressos. Em 2003, atuou como pesquisador visitante da Universidade do Texas.
Atualmente, Álvaro é membro de corpo editorial da John Wiley & Sons, editora da Grã-Bretanha, do Comitê Editorial do International Journal for Numerical Methods in Fluids, e membro do Corpo Editorial do Communications in Numerical Methods in Engineering. Em 2001, recebeu o prêmio IBM Faculty Partnership Award.
Paulo Lage
Graduado em Engenharia Química pela UFRJ, em 1987, obteve os graus de Mestre e Doutor em Engenharia Química na COPPE, em 1988 e 1992, respectivamente. No ano seguinte, após prestar concurso público, tornou-se professor adjunto do Programa de Engenharia Química da COPPE (PEQ), onde mais tarde passou a coordenar a equipe da área e do Laboratório de Termofluidodinâmica, após a aposentadoria do professor Cirus Hackenberg.
Atualmente, Paulo Lage é Professor Associado do PEQ e desde 1993 vem realizando pesquisas em Processos Multifásicos, com a utilização de equipamentos que usam Métodos Numéricos, Radiação Térmica, Escoamentos Multifásicos, e Fluidodinâmica Computacional, cujo ensino específico foi implantado pelo professor nos cursos de mestrado e doutorado do PEQ, em 1994. Tal linha de pesquisa hoje é considerada relevante pelos principais centros acadêmicos do Brasil e de grande importância pela industrial nacionais. Em 2001, por outra iniciativa do professor, foi introduzido no PEQ o ensino de Balanço Populacional, que vem se tornando uma área estratégica na modelagem e simulação de processos de Engenharia Química, que envolvam escoamentos multifásicos dispersos.
Pesquisador I-D do CNPq, desde 2005, Paulo Lage orientou 11 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Publicou 40 artigos em periódicos internacionais indexados, seis artigos em periódicos nacionais e mais de 60 trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais. Sua produção acadêmica tem obtido repercussão internacional, contando atualmente com 197 citações registradas no “Web of Science”, o que contribuiu para que alcançasse um índice de avaliação considerado expressivo para um pesquisador brasileiro da áŕea de Engenharias.
Em 2006, foi agraciado pela FAPERJ com o Prêmio Cientista do Nosso Estado. No momento, tem desenvolvido diversos estudos, por meio de auxílios do CNPq, FINEP e da própria FAPERJ e tem realizado projetos tecnológicos na área de processos multifásicos para diversas empresas, como Chemtech e Petrobras.
Alexandre Szklo
Graduado em Engenharia Química pela UFRJ, em 1993, conclui o mestrado e o doutorado, respectivamente nos anos de 1996 e 2001, no Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE, onde tornou-se professor colaborador em 2003. No mesmo ano, passou a atuar como coordenador acadêmico do curso de doutorado do Programa, permanecendo até 2007, quando assumiu a vice-coordenação do PPE, já como professor adjunto, cargo que recebeu em 2006.
Nos últimos cinco anos, realizou estudos para instituições internacionais como a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (IAEA-UN), UNDESA, e Battelle Institute, o Pew Center on Global Climate Change. No Brasil, tem desenvolvido projetos para empresas como Eletrobrás, Petrobrás, ANP, EPE, Ministério das Minas e Energia, Ministério de Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Política Energética, entre outras.
Pesquisador 2 do CNPq, Szklo orientou 17 dissertações de mestrado, quatro teses de doutorado e dois trabalhos de conclusão de curso de graduação. Tem 30 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, é co-autor de 28 capítulos de livros, já tendo participado como autor ou organizador de outros nove. Além disso, é revisor dos periódicos Energy-the International Journal, International Journal of Energy Research, Energy Policy, Fuel, Applied Energy e Energy Conversion and Management.