Alunos ganham Prêmio Petrobras de Tecnologia
Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias
Data: 04/10/2007
Os alunos Frederico de Araujo Kronemberger e Liliane Damaris Pollo, do Programa de Engenharia Química da COPPE, estão entre os vencedores do Prêmio Petrobras de Tecnologia 2007. Dos 421 trabalhos inscritos, somente 25 foram contemplados, entre eles os dois alunos de Doutorado da COPPE que conquistaram o primeiro lugar nos temas Tecnologia de Preservação Ambiental e Tecnologia de Refino e Petroquímica.
Frederico foi premiado pelo estudo Produção de Biossurfactantes em Biorreator Assistido por Processos com Membranas, orientado pelos professores Denise Maria Guimarães Freire e Cristiano Piacsek Borges, e Liliane pelo estudo Novo Processo de Separação da Corrente Propano/Propeno Usando Membranas de Transporte Facilitado, orientado pelos professores Alberto Claudio Habert e Cristiano Piacsek Borges.
A exemplo dos outros doutorandos premiados, os alunos da COPPE receberão R$ 20 mil reais e uma bolsa de estudos do CNPq para elaboração de tese de pós-doutorado em universidades nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores também receberão a mesma quantia em dinheiro para ser aplicada em novos projetos. Dividido nos temas exploração, produção, refino, petroquímica, gás, energia, transporte, novos produtos, segurança e meio-ambiente
Criado em parceria com o CNPq no ano de 2005, o Prêmio Petrobras de Tecnologia tem como objetivo reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria do petróleo nacional. O prêmio busca revelar novos talentos de Norte a Sul do País. Concorrem a ele estudantes de graduação, mestrado ou doutorado das universidades brasileiras que desenvolvem trabalhos em áreas tecnológicas voltados para o setor.