Empresa da Incubadora da COPPE/UFRJ desenvolve novo produto na área de polímeros com uso de PET reciclado
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 25/02/2005
Em um mercado dominado por tecnologia multinacional, a Polinova, empresa da Incubadora da COPPE/UFRJ, está desenvolvendo um tipo especial de resina de poliéster a partir de garrafas PET em parceria com a Ambio, empresa da incubadora da Bio-Rio.
O diferencial é que a resina, ao contrário de similares já no mercado, poderá ser customizada para as necessidades de cada cliente. Sua aplicação é voltada para produtos reforçados com fibra de vidro como piscinas, caixas d’águas e tanques. Enquanto o desenvolvimento e a tecnologia estão a cargo da Polinova, a Ambio será responsável pela fabricação do produto.
Além de abrir a primeira frente de fornecimento do produto com tecnologia nacional, o projeto vai estimular a reciclagem de PET e o controle ambiental. O químico Fabio Barcia, um dos sócios da Polinova, prevê sua comercialização para o início de 2006.
A Polinova também está desenvolvendo para a Bio-Rio processos de fabricação de peças injetadas e extrusadas a partir de PET reciclado, para aplicação em sistemas de tratamento de esgoto e saneamento.
Empresa busca parceiros para fabricação de novos produtos
Na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ desde 2003, a Polinova está em busca de novos parceiros para ampliação de sua base de negócios, desenvolvimento e fabricação de novos produtos. Seu negócio está baseado no desenvolvimento de tipos especiais de adesivos, resinas, aditivos poliméricos e materiais compostos com diferentes aplicações, com especial ênfase na área de petróleo.
A Polinova possui uma equipe composta por mestres e doutores com formação multidisciplinar, e é uma empresa que oferece soluções completas e customizadas, como consultoria técnica, gestão de projetos, desenvolvimento de produtos e treinamento de equipes.
Suas principais linhas de desenvolvimento são adesivos estruturais e juntas coladas, elementos estruturais compósitos, sistemas de tratamento de águas oleosas, resinas epóxi e poliéster sob medida, e sistemas em poliuretano e reparos de dutos, dentre outras.