COPPE recebe visita da estudante vencedora de concurso promovido pelo O Globo
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 21/07/2004
A COPPE recebeu, dia 15 de julho, a visita da estudante Luciana de Freitas Monteiro, vencedora do programa Estágio Por um Dia, promovido pelo Jornal O Globo – Caderno Megazine. A estudante, que pretende prestar vestibular para engenharia eletrônica, visitou cinco laboratórios e a empresa Viságio, da Incubadora da COPPE, onde conheceu projetos com ênfase nas áreas de informática e computação.
Acompanhada pela equipe de O Globo, Luciana começou sua visita na subdiretoria acadêmica da COPPE, onde foi recebida pelas professoras Claudia Werner, diretora acadêmica adjunta, e Marta Mattoso, do Programa de Sistemas e Computação. As professoras falaram sobre os novos cursos de graduação na área de engenharia que este ano passaram a ser oferecidos pela UFRJ e foram concebidos e implantados em parceria com a COPPE e fizeram uma breve análise sobre formação e oportunidades do mercado de trabalho. Atenta a todos os detalhes, Luciana fez inúmeras perguntas e revelou ter de sobra duas qualidades necessárias ao ingresso na vida acadêmica: curiosidade e espírito crítico.
A incursão começou pelo Laboratório de Tecnologia Oceânica. Luciana foi recebida pelo professor Calos Levi e conheceu os modelos computacionais responsáveis pelo funcionamento do Tanque Oceânico mais profundo do mundo. A estudante se mostrou surpresa com a dimensão do laboratório e ouviu com satisfação a avaliação do professor de que a área offshore se encontra em plena expansão no país e que provavelmente essas oportunidades também estariam beneficiando outras áreas, entre elas a que Luciana escolheu para atuar. Em seguida, a vestibulanda visitou o Laboratório de Computação Paralela (LCP), onde teve a oportunidade de conhecer o primeiro cluster desenvolvido no país, em 1989, quando a tecnologia que estava por trás dos supercomputadores era restrita e países como o EUA proibiam sua exportação para o Brasil. Coordenado pelo professor Claudio Amorim, o LCP está desenvolvendo projetos inovadores na área de mídia e entretenimento.
O Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel) foi o terceiro a ser visitado por Luciana. O coordenador do Ravel, professor Luis Felipe Magalhães de Moraes, apresentou as várias linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório e suas aplicações, como redes móveis e sem fio e sistemas de segurança para rede.
À tarde, Luciana visitou a Incubadora de Empresas da COPPE e conheceu a Visagio, empresa de consultoria que desenvolve softwares para gerenciamento de negócios. A empresa, recém-incubada, já possui dois projetos contratados por empresas estrangeiras para o mercado europeu.
A estudante e a equipe de O Globo não resistiram as técnicas de realidade virtual e simulação do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia. Todos, sem exceção, experimentaram óculos e capacete, visitando ambientes virtuais e observando imagens tridimensionais. Eles foram recebidos pelo vice-coordenador do LAMCE, José Luiz Drummond, que apresentou alguns projetos desenvolvidos no laboratório. Luciana passeou, virtualmente, pela cidade de Paraty, pilotou um avião, e pode constatar o início de um projeto concebido pelo engenheiro Gerson Cunha, que em breve possibilitará a visitação virtual do Museu Nacional de Belas Artes e seu precioso acervo. Por fim, a estudante visitou o Núcleo de Computação de Alto Desempenho (NACAD), onde encontra-se os supercomputadores da COPPE. O professor Álvaro Coutinho, coordenador do NACAD, mostrou à Luciana as aplicações desses potentes equipamentos, utilizados para o desenvolvimento de mais de 500 projetos de pesquisa por instituições sediadas dentro e fora do país.
Ao final da visita, Luciana confessou que ficou tentada a refletir sobre a opção escolhida. Mas fosse qual fosse a escolha, estava convicta de que gostaria de cursar a UFRJ e no futuro, quem sabe, tentar uma pós na COPPE.