Olho Eletrônico Aposenta Contagem Manual
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 01/10/1998
Os estabelecimentos comerciais já contam com um novo aliado para melhorar seu desempenho. Está disponível no mercado um sistema automatizado capaz de registrar com precisão o número e o perfil de pessoas que entram e circulam pelo ambiente. O Contador de Fluxo de Clientes – Sistema MP foi criado pelo engenheiro eletrônico, Paulo Ségio Campos, da Feixe Tecnologia, uma das empresas da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.
Após quatro anos de pesquisa, o equipamento já se encontra em pleno em funcionamento. Atualmente está sendo utilizado pelo Plaza Shopping, em Niterói, e pelo Instituto Cultural Itaú, em São Paulo. Através de sensores com raios infravermelhos, que são instalados nos acessos dos estabelecimento ou em áreas localizadas, o sistema MP informa com exatidão o número de pessoas que passam pelo espaço. Os dados são enviados a uma plataforma de supervisão e controle assistida por computador. O sistema, auto- operado, fornece em tempo real um relatório de padrões e tendências da movimentação de clientes. O aplicativo MPwin, que roda sobre a plataforma Windows, realiza a recepção, o armazenamento e o processamento dos dados enviados pelos sensores. O aplicativo e a unidade de contagem utilizam tecnologia 100% nacional.
Único na América Latina
O equipamento é único na América do Sul. Instalado no Plaza Shopping, em abril deste ano, cinco sensores registram o volume de entrada e saída de clientes. Até então o shopping empregava 15 pessoas que faziam a contagem manualmente. Além de obter dados mais precisos, o contador eletrônico gera um banco de dados, efetuando o balanço de meia em meia hora. O sistema registra a data e o ranking dos dias mais freqüentados e ainda fornece dados sobre os locais mais acessados pelos clientes. “O banco de dados permite as mais diversas formas de combinação de informações”, explica o engenheiro Paulo Sérgio. Baseado neste novo processo de automação comercial, a direção do Plaza já fez algumas mudanças no shopping baseadas nas informações obtidas com o sistema. As lojas de departamento, por exemplo, passaram a abrir aos domingos, após ter sido constatado que 20 mil pessoas freqüentam o shopping nestes dias. Animados com o sucesso do produto, os gerentes de marketing do shopping já planejam a instalação de novos sensores nos corredores e na praça de alimentação.
Mil utilidades
Por gerar informação on line, o contador eletrônico é um instrumento eficaz para direcionar promoções, principalmente as do tipo relâmpago, direcionadas para as seções menos procuradas naquele momento. Além disso, o sistema contribui para testar a eficiência da sinalização do estabelecimento; identifica os locais mais importantes para o uso do espaço publicitário e estabelece o número de caixas em funcionamento, orientando as filas e incrementando a venda de produtos de pouca saída, que acabam sendo transferidos para as seções mais visitadas.
O sistema desenvolvido pela Feixe oferece ainda uma grande vantagem. Ele avalia o potencial de vendas da empresa. Segundo Paulo Sérgio, a vantagem do equipamento está na mudança de foco do produto para o cliente. “O objetivo é ajudar no gerenciamento do negócio, aumentando a produtividade do estabelecimento. Saber quantas pessoas entraram e compraram e, a partir daí, saber quantos clientes a loja perdeu”.
Para ser viabilizado o projeto recebeu uma verba de R$70 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e contou com o apoio do Sebrae.