Ciclo de Seminários PESC em comemoração ao Prêmio Mérito Científico do professor Edmundo

Data: 13/09/2023
Horário: 11 horas

Local: Sala 324B do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária

Palestrantes: Professor Edmundo de Souza e Silva

Site: https://www.youtube.com/@pesc-coppe

Amanhã, dia 13 de setembro, às 11 horas, o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ promove o Ciclo de Seminários PESC do mês de setembro. Esta edição é comemorativa ao Prêmio Mérito Científico, concedido ao professor do programa Edmundo de Souza e Silva, que proferirá a palestra intitulada “Atenção (com os Fundamentos de Computação) é (Quase) Tudo o que Precisamos: o papel dos modelos de sistemas de computação e sua conexão com Aprendizado de Máquina baseado em Modelos”. O evento será realizado na sala 324B do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária, e transmitido ao vivo pelo canal do Pesc no YouTube: https://www.youtube.com/@pesc-coppe.

O professor Edmundo, do Pesc/Coppe, foi recentemente agraciado com o prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Uma premiação que homenageia membros desta sociedade com reconhecida contribuição técnico-científica em pelo menos uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela SBC. A palestra deste seminário terá como base duas outras recentes proferidas pelo professor. A primeira foi durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como parte de um painel sobre o impacto de IA na produção acadêmica. Já a segunda é referente ao próprio Prêmio de Mérito Científico outorgado pela SBC, durante a Assembleia Geral da 43ª edição do Congresso da SBC.

A palestra tem como objetivo mostrar o papel fundamental dos modelos de sistemas computacionais em vários domínios da Computação, e destacar como o entendimento do que é um modelo e a teoria de suporte do mesmo fornece os fundamentos para algoritmos de Aprendizado de Máquina.