Encontro internacional do Projeto Silvanus para plataforma de gestão tecnológica de incêndios florestais
Data:
24/02/2025
até 27/02/2025
Horário: 9h
Local: Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.
A Coppe/UFRJ promove, de 24 a 27 de fevereiro de 2025, o último encontro do Projeto Silvanus, que é voltado para a criação da Plataforma Integrada, Tecnológica e de Informação para Gestão de Incêndios. O projeto conta com especialistas de cerca de 50 instituições internacionais da União Europeia, Austrália e Indonésia; e tem a Coppe como a única integrante do continente americano, por meio de seu Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT).
Neste encontro será realizada a demonstração da inovadora plataforma visando sua validação final. Ela está sendo desenvolvida por pesquisadores para ser uma ferramenta de gestão florestal ambientalmente sustentável e resiliente ao clima, por meio da criação de novas tecnologias. O objetivo principal é prevenir a ignição e combater de forma inteligente a propagação de incêndios florestais globalmente, promovendo o uso eficiente de recursos.
Na Coppe, os estudos são coordenados pelos professores Nelson Ebecken e Rogério Espíndola, do NTT, que é ligado ao Programa de Engenharia Civil. Eles estão atuando na formação de uma base digital de conhecimentos sobre o manejo do fogo e na avalição de métodos de aprendizado de máquina recentemente propostos para a análise de incêndios florestais. Os professores estão atuando também na mobilização de parceiros locais interessados em incêndios florestais, e na tradução, para a língua portuguesa, dos materiais publicitários e das tecnologias propostas.
O evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.
Programação
Dia 1 (24 de fevereiro)
12h – 14h: Registro e almoço
14h – 14h30: Cerimônia de abertura
14h30 – 16h: Palestra convidada/Discurso de abertura: “Futuro Climático e a Floresta Amazônica: Desafios e Soluções para a Sustentabilidade Global” – Carlos Nobre, professor da Universidade de São Paulo (USP)
Carlos Nobre foi um dos autores principais do capítulo da América Latina no Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Ele é ou foi Chefe do Comitê Científico do Programa Internacional Geosfera-Biosfera, Conselheiro Científico Sênior do Painel da ONU sobre Sustentabilidade Global, membro do Conselho Científico do Secretário-Geral da ONU, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento, além de bolsista sênior na divisão brasileira do World Resources Institute.
Dia 2 (25 de fevereiro)
9h – 10h: Palestra convidada: “Visão Geral sobre Incêndios Florestais no Brasil” – Dra. Liana Oighenstein Anderson, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
10h – 10h30: Intervalo para café
10h30 – 11h30: Palestra convidada: “Incêndios Florestais e a Restauração da Mata Atlântica” – Professora Dulce Gilson Mantuano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
11h30 – 12h30: Palestra convidada: “Impactos Hidrológicos de Incêndios Florestais e Reflorestamento” – Professor Daniel Andres Rodriguez, da Coppe/UFRJ e do INPE
12h30 – 14h: Almoço
14h – 18h: Visita ao Parque Nacional da Tijuca (parceiros e membros do Silvanus) .
Dia 3 (26 de fevereiro)
9h – 10h: Palestra convidada: “35 anos do Prevfogo: Desafios e Lições Aprendidas” – Mariana Senra de Oliveira, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
10h – 10h30: Intervalo para café
10h30 – 11h30: Palestra convidada: “Combate a Incêndios em Florestas Urbanas: Desafios e Oportunidades” – Corpo de Bombeiros/Proteção Civil do Estado do Rio de Janeiro.
11h30 – 12h30: Palestra convidada: “Programa Refloresta Rio” – Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro*
12h30 – 14h: Almoço
14h – 17h: Workshop Silvanus e apresentação da plataforma – Parceiros e membros do Silvanus.
Dia 4 (27 de fevereiro)
9h – 11h: Avaliação do piloto brasileiro e encerramento
11h – 13h: Almoço de despedida