HKIA2025 – Hackathon de Inteligência Artificial na Saúde
Data:
10/10/2025
até 12/10/2025
Horário: 8h às 19h
Local: Porto Maravalley - Rua Equador, 335, Santos Cristo
A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, o Cietec (Incubadora da USP) e o Porto Maravalley realizam, de 10 a 12 de outubro, o HKIA2025 -, um hackathon de Inteligência Artificial que envolverá dados de saúde pública da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa, que une centros de pesquisa, empresas de tecnologia e governo, busca mobilizar o potencial da tecnologia e da inovação para enfrentar alguns dos principais desafios do sistema público de saúde carioca e, em consequência, o brasileiro — um dos maiores e mais complexos do mundo.
O evento reunirá, no Porto Maravalley, 80 jovens talentos (pesquisadores e profissionais), selecionados para criar soluções de inteligência artificial aplicadas ao sistema de regulação do SUS. Eles irão trabalhar com dados reais do Data Lake Saúde Rio, disponibilizados pela empresa municipal IplanRio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
O hackathon contará com a infraestrutura mais avançada do país: o supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina; instâncias em nuvem da AWS; e treinamentos técnicos oferecidos pela NVIDIA. A empresa destaca que iniciativas como esta, que reúnem diferentes setores, são fundamentais para acelerar o desenvolvimento de soluções escaláveis e formar profissionais alinhados às demandas do país. A ação também demonstra, na prática, como a inteligência artificial pode contribuir para construir um futuro mais justo e eficiente.
Todas as soluções criadas durante o evento serão disponibilizadas em código aberto e ficarão acessíveis a gestores, pesquisadores e profissionais de saúde, para que possam ser reaproveitadas e ampliadas por instituições públicas e privadas, fortalecendo o ecossistema de inovação em saúde no Brasil.
Durante o hackathon, os participantes desenvolverão, com apoio de especialistas, soluções de impacto concreto em áreas como análise preditiva; gestão inteligente de recursos; diálogo com dados em linguagem natural e exploração de Data Lakes. O objetivo central é gerar ferramentas que contribuam para melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a eficiência da gestão e ampliar o acesso da população a serviços públicos de saúde mais eficazes.
Como preparativo, os inscritos terão acesso a dois treinamentos práticos conduzidos pela NVIDIA, em frentes complementares: um apresenta o ecossistema RAPIDS e demonstra como o uso de GPUs acelera a análise de dados; o outro introduz a IA baseada em agentes, explicando como projetar sistemas que raciocinam, tomam decisões e executam tarefas de forma coordenada. Juntos, esses conteúdos estabelecem uma base conceitual comum para orientar o trabalho durante o evento..
Com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a inciativa é patrocinada por importantes atores do ecossistema de Inovação em Inteligência Artificial e Saúde: Visagio, Fiocruz, Sebrae, Faperj, Finep e o Instituto Reditus. As cinco melhores soluções serão premiadas com R$ 4 mil, além de US$ 10 mil em créditos da AWS (Amazon Web Services) — uma das principais plataformas de computação em nuvem do mundo — para impulsionar o desenvolvimento das propostas.
Serviço:
Evento: HKIA2025
Dias: de 10 a 12 de outubro
Horário: das 17h às 21h (10/10), 8h às 18h30 (11/10) e 8h às 19h (12/10)
Local: Porto Maravalley
Endereço: Rua Equador, 335, Santos Cristo – Rio de Janeiro
Site do evento: https://www.hackathon-ia.coppe.ufrj.br