III Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia debaterá inovação para o meio acadêmico e para a indústria brasileira

Data: 08/11/2023 até 10/11/2023
Horário: De 8h30 as 17h

Local: auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária

Site: eventos.coppetec.ufrj.br/snnb_2023

A Coppe/UFRJ e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizarão, de 8 a 10 de novembro, no auditório do Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária, o III Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia. O evento contará com palestras e mesa-redonda das áreas de nanossistemas para liberação de substâncias bioativas, nanodispositivos, nanomateriais e nanotoxicologia, com renomados pesquisadores da área e com representantes do setor produtivo fomentando iniciativas empreendedoras.

Professora Ariane Batista

Segundo a professora do Programa de Engenharia de Nanotecnologia (PENt) da Coppe Ariane de Jesus Batista, o evento é mais que uma troca sobre temas relevantes da área, mas uma maneira de aproximar a academia do setor produtivo. “Esse encontro contribui para que as inovações desenvolvidas na academia atinjam o mercado e impactem a vida da sociedade. Para fomentar esse movimento, o simpósio terá uma sessão voltada inteiramente para inovação, com convidados da indústria, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e de inovação da UFRJ”, comentou.

O evento tem patrocínio da Nortec Química e, para o CEO da empresa, Marcelo Mansur, é fundamental para o avanço da tecnologia no setor. “O Brasil está prestes a entrar em uma grande temporada de investimentos em saúde, graças ao Novo PAC e ao Complexo Econômico Industrial da Saúde. Por isso, debater como desenvolver e aplicar a nanobiotecnologia, tanto na academia quanto na indústria, é essencial para fortalecermos a produção nacional”, pontua.

Todas as informações sobre programação, convidados e inscrição podem ser conferidos na página oficial do evento. O Centro de Tecnologia 2, local do evento, fica na Rua Moniz Aragão, 360, Cidade Universitária.