Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais convida para palestra sobre transição dúctil-frágil de aços ferríticos

Data: 19/06/2024

Local: Sala 222 do bloco F, no Centro de Tecnologia da UFRJ

Na quarta-feira, dia 19 de junho, o professor visitante do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ, Juan Perez Ipiña, proferirá uma palestra intitulada “Evolução da avaliação da transição dúctil-frágil de aços ferríticos”. O professor falará sobre os avanços e desafios na compreensão e aplicação das ferramentas existentes para avaliar esse fenômeno, considerado crucial em diversificadas indústrias.

A transição dúctil-frágil é uma faixa de temperatura na qual certos materiais, como os aços ferríticos, exibem uma competição entre mecanismos de falha por desgarramento dúctil (comportamento tenaz) e por clivagem (comportamento frágil). Essa competição dificulta a avaliação de propriedades como a tenacidade à fratura, e, consequentemente, a avaliação da integridade estrutural desses materiais. Diversas ferramentas e metodologias foram propostas ao longo do último século para abordar essa questão. A palestra apresentará uma linha do tempo com as diferentes abordagens, culminando nas ferramentas utilizadas atualmente e as limitações ainda existentes.

Os aços ferríticos representam mais de 90% de todas as ligas de aço utilizadas no mundo. A grande maioria desses aços é composta principalmente por ferro e pequenas proporções de carbono e outros elementos de liga, existindo inclusive alguns do tipo inoxidável que incluem elementos como o cromo em sua composição. Eles estão presentes em indústrias tão diversas como a automotiva, construção, química e petroquímica, eletrodomésticos, transporte, energia, entre outras.

Engenheiro Mecânico pela Universidad Nacional de La Plata e Doutor Notório Saber pela Universidade Federal de Paraná, o Prof. Juan é pesquisador principal do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina.

A palestra será realizada, das 12h às 13h, na sala 222 do bloco F, no Centro de Tecnologia da UFRJ. É promovida pelo PRH-7 – Programa de Recursos Humanos da ANP –, que é dedicado à Integridade estrutural em instalações na indústria do petróleo, gás e energia renováveis (IE-PGE) e pelo Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe/UFRJ. Os interessados em participar devem fazer inscrição pelo site prh7.prh.ufrj.br.