Seminário PESC em homenagem à professora Marta Mattoso contemplada com o Prêmio SBC de Mérito Científico
Data:
11/09/2024
Horário: 11 horas
Local: Sala 324B do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ
Promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, o próximo Seminário PESC, dia 11 de setembro, contará com a palestra de sua professora Marta Mattoso que, em julho, recebeu o Prêmio SBC de Mérito Científico, da Sociedade Brasileira de Computação.
O evento é comemorativo a esta premiação e será realizado, às 11 horas, na sala 324B do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ, com transmissão pelo canal do Pesc no YouTube.
A premiação de Marta Mattoso ocorreu no dia 22 de julho, no Congresso da SBC 2024 e, durante o seminário, a professora abordará sua trajetória científica, incluindo os desafios e motivações para o desenvolvimento da área de Ciência de Dados no Pesc/Coppe e no Brasil. Há 30 anos atuando no Pesc, Marta já foi contemplada pela Faperj com o “Cientista Jovem”, no ano 2000, e desde 2012 é “Cientista do Nosso Estado”. Em 2005, teve sua atuação em pesquisas relevantes à área de Banco de Dados reconhecida pela Comissão Especial de Banco de Dados da própria SBC, quando foi homenageada durante simpósio específico desta área.
Dentre os principais serviços de Marta à comunidade científica brasileira estão a iniciativa de criar o evento “BreSci” dedicado ao apoio computacional no desenvolvimento da Ciência no Brasil, a participação em Comitês Assessores da CAPES e do CNPq, e a atuação em inúmeros comitês de programa de eventos científicos internacionais e comitês editoriais de periódicos.
As pesquisas de Marta têm como característica o forte envolvimento de seus alunos orientandos no Pesc, dos quais vários foram agraciados com os prêmios de melhor dissertação e tese de doutorado em Bancos de Dados. Ao longo de sua carreira, Marta formou mais de 90 alunos de pós-graduação, e desses vários atuam em postos de destaque em empresas ou com pesquisa em boas universidades, por onde muitos se tornaram pesquisadores do CNPq.