Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono: competências e visão de futuro
Data:
15/06/2023
Horário: 09:30
Local: Auditório da Coppe, Centro de Tecnologia 2 (CT2) da UFRJ
Site: www.coppe.ufrj.br
A Coppe/UFRJ promove, dia 15 de junho, às 9h30, o debate “Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono: competências e visão de futuro”, segundo evento da série “Agenda Coppe e Sociedade”. Na ocasião, será lançado o Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, com a presença de executivos de empresas de energia. O evento ocorrerá no auditório da instituição, no Centro de Tecnologia 2 (CT2) da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Para participar, inscreva-se através deste formulário.
O evento tem coordenação e moderação da vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, e confirmaram presença na mesa de debate: o presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa; o CEO da Petrogal Brasil, Daniel Elias; o diretor-presidente da Enauta, Décio Oddone; o diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim; o diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil, Gil Maranhão Neto; e o secretário executivo da ABESPetro, Telmo Ghuiorzi.
A professora Suzana Kahn ressalta que a discussão trazida pelo evento é atual e condizente com a perspectiva da Coppe de sempre buscar antecipar soluções para o futuro. “É importante discutir soluções tecnológicas de baixo carbono, mas também é preciso unir esforços entre a pesquisa acadêmica e as necessidades das empresas e da sociedade. É com este espírito que organizamos este debate, em que será muito importante a participação das principais empresas do setor de energia, que estão empenhadas em trazer opções concretas para a transição energética”, comentou a mediadora do evento.
A série “Agenda Coppe e Sociedade” faz parte das comemorações dos 60 anos de atividades da instituição, cuja trajetória será lembrada em sua abertura, quando será ressaltado o papel da Coppe no ensino, na pesquisa e na inovação em Engenharia, em sintonia com as demandas da sociedade. O debate “Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono” terá transmissão ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube.
Sobre os palestrantes
Cristiano Pinto da Costa é presidente da Shell Brasil. Engenheiro químico, pela UFRJ, com MBA pela Cranfield School of Management, no Reino Unido, Cristiano está à frente da petrolífera desde 2022. A Shell tem como compromisso ser uma empresa de energia de zero emissões líquidas até 2050, e se comprometeu a trabalhar com seus clientes e em todos os setores da companhia para acelerar essa transformação. O Brasil tem papel de protagonismo nessa jornada, reunindo grandes oportunidades quando o assunto é descarbonização. O país, inclusive, é um dos principais destinos de investimentos da Shell globalmente na área de energias renováveis. Por meio da Shell Energy Brasil, a companhia firma sua participação também no novo mercado de Gás, ao celebrar contratos de processamento, transporte e distribuição de gás natural em diversos estados do país. Outro passo estratégico fundamental da diversificação do portfólio é a construção e operação da usina termelétrica Marlim Azul, em Macaé (RJ), que será abastecida pelo gás produzido nos campos do pré-sal brasileiro.
Daniel Elias é CEO da Petrogal Brasil, subsidiária da petroleira portuguesa Galp. Engenheiro Mecânico, pelo Instituto Superior Técnico (ITS) e com MBP em Petróleo e Gás, pela Coppe/UFRJ, Daniel está à frente da petrolífera desde julho de 2021. A Petrogal Brasil está entre as quatro maiores produtoras de petróleo e gás no país, onde é comandada pela Galp em parceria com a petroleira chinesa Sinopec. A Petrogal tem investido fortemente em soluções não poluentes e, recentemente firmou acordos com a Coppe para o desenvolvimento de combustível sustentável para aviação para substituir o querosene, e de uma ilha de policogeração sustentável para geração de água e eletricidade, a partir de uma fonte de calor. Os acordos foram firmados via unidade Embrapii-Coppe.
Décio Fabricio Oddone é diretor-presidente da Enauta. Engenheiro Eletricista, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ex-diretor geral da ANP e ex-presidente da Petrobras Bolívia, Décio Odonne está à frente da Enauta desde setembro de 2020. A Enauta é uma das principais empresas de controle privado do setor de exploração e produção no Brasil. Com atuação ao longo da costa do país, possui dois ativos produtores: o Campo de Atlanta, localizado nas águas profundas da Bacia de Santos, no qual detém a operação com 100% de participação, e o Campo de Manati, um dos principais fornecedores de gás da região Nordeste. A empresa atua com foco na geração de valor para seus acionistas e sociedade em geral, incluindo seu forte compromisso com as questões ESG. Em 2022, reduziu em 12,6% a emissão direta de CO2 em suas operações no Campo de Atlanta.
Maurício Tolmasquim é diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras. Doutor em Desenvolvimento Socioeconômico, pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – França) e professor aposentado do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, Tolmasquim assumiu o cargo na Petrobras em maio deste ano, sendo o primeiro a comandar esta diretoria recém-criada pela Petrobras. Tolmasquim passa a coordenar, na empresa, as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade e incorporará as atividades comerciais de gás natural. A Petrobras busca em se consolidar como melhor empresa diversificada e integrada de energia na geração de valor, construindo um mundo mais sustentável, conciliando o foco em óleo e gás com a diversificação em negócios de baixo carbono (inclusive produtos petroquímicos e fertilizantes), sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas.
Gil Maranhão Neto é diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil. Engenheiro Civil, com especializações em Construção e Estatística Aplicada e MBA em mercado de capitais, Gil ingressou na empresa em 1996, por meio da Tractebel. A Engie, líder em energia renovável no Brasil, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 68 usinas, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. A Engie desenvolve as suas atividades em torno de um modelo baseado no crescimento sustentável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono.
Telmo Ghiorzi é secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro). Engenheiro mecânico pela UnB, mestre em Engenharia de Petróleo pela Unicamp, e doutor em Políticas Públicas pela UFRJ, Telmo atua na ABESPetro desde 2022. A associação representa todos os setores compreendidos pelos fornecedores que oferecem exclusivamente bens e serviços às petroleiras e reúne as empresas que atuam mais próximo delas no desenvolvimento de seus projetos.