Galeria do Parque Tecnológico é contemplada com prêmio Inspiring Solutions 2019

Planeta COPPE / Notícias

Data: 30/09/2019

O Pavilhão Tornado é uma das 16 obras em exposição na Galeria Curto Circuito

A Galeria Curto Circuito de Arte Pública conquistou o 3º lugar no prêmio Inspiring Solutions 2019, na cidade de Nantes (França). Instalada no Parque Tecnológico da UFRJ, a galeria foi inaugurada em 2017 e é fruto de uma parceria com a Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

Promovido pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), o prêmio Inspiring Solutions é uma iniciativa que visa o compartilhamento de conhecimento, ideias, soluções e projetos inovadores de parques científicos e tecnológicos e ambientes de inovação em todo o mundo.

A obra “Identidade Temininós” resgata a história da tribo que habitou a Ilha do Governador, São Cristóvão, Niterói e o sul do Espírito Santo.

Atualmente, 16 obras estão expostas na Galeria Curto Circuito, que desde sua inauguração já expôs 58 trabalhos e intervenções urbanísticas de autoria de mais de 200 alunos e professores da Universidade e artistas convidados.

Confira no YouTube, como foi o processo de elaboração do Pavilhão Tornado, fruto de uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), por meio do  e Laboratório de Modelos e Fabricação Digital (Lamo) e do Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT), e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. A proposta é um pavilhão de permanência para os funcionários do Parque Tecnológico e visitantes, utilizando o espaço livre abundante e subutilizado do local.

Sobre o Parque

“No vaivém do ir e vir”. Cinco bicicletas estilizadas penduradas em um cabo de aço, que poderão ser usadas pelos visitantes. A ideia é fazer com que as pessoas enxerguem o Parque por outro ângulo e de outra forma.

O Parque Tecnológico da UFRJ está situado no campus da Ilha da Cidade Universitária, em uma área de 350 mil metros quadrados. Tem por objetivo estimular a interação entre a universidade – alunos e corpo acadêmico – e empresas, transformando conhecimento em emprego e renda por meio da oferta de produtos e serviços inovadores para a sociedade. Atualmente, mais de mil pessoas trabalham no local.

O Parque iniciou suas atividades em 2003, com a inauguração do LabOceano da Coppe/UFRJ, o laboratório no qual está instalado o tanque de testes mais profundo do mundo. Hoje, três outros laboratórios da Coppe estão instalados no local: o Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), o Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO) e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), no qual se encontra instalado o supercomputador da Coppe, sob a coordenação do Núcleo de Atendimento a Computação de Alto Desempenho (Nacad).

Atualmente o Parque Tecnológico abriga centros de pesquisa de grandes empresas, entre elas Ambev, Siemens, Schlumberger, FMC Technologies, EMC², Halliburton, Siemens, Tenaris, Vallourec. GE e L’Oréal. Essas duas últimas localizados na Ilha de Bom Jesus. 

Saiba mais no site do Parque Tecnológico

“Recicláveis”, a obra tem como objetivo interagir com o público e discutir os preconceitos na sociedade. São quatro lixeiras de coleta seletiva onde as pessoas podem confessar seus preconceitos e descartá-los.