Perguntas Frequentes:
Processo de seleção
O que o(a) aluno(a) precisa apresentar para participar do processo de seleção?
Para o Mestrado: ter nível superior completo ou estar no final do curso da graduação. Para o doutorado: ter grau de mestre ou estar terminando o Mestrado. Para os cursos de Doutorado, o(a) interessado(a) deve demonstrar capacidade de leitura e compreensão de texto nas línguas portuguesa e inglesa, conforme procedimento e critério definidos no edital. Os detalhes podem ser acessados no site da Coppe:
É possível se inscrever num programa de Mestrado, cursando o último período da faculdade?
Sim. Caso admitido(a), o(a) aluno(a) deverá apresentar o certificado de conclusão ou diploma da graduação em um prazo de até oito meses, a partir da data de admissão.
É preciso ser fluente em inglês?
O(a) aluno(a) precisa demonstrar capacidade de leitura e compreensão de texto nas línguas portuguesa e inglesa, conforme procedimento e critério definidos no edital de cada programa. No Mestrado, em geral, é necessário domínio da escrita e compreensão de leitura. No Doutorado, a proficiência deve ser completa: escrita, leitura e conversação.
Precisa ter cursado graduação em Engenharia para fazer uma pós-graduação em Engenharia na Coppe?
Não, necessariamente. Os programas têm pré-requisitos diferentes. Os pré- requisitos de cada programa são divulgados no edital do processo de seleção.
Esses programas são exclusivos para alunos(as) da UFRJ ou alunos(as) de outras universidades podem participar também?
Os programas de Mestrado e Doutorado da Coppe são abertos a todos(as) que possuam curso de nível superior em instituições brasileiras de ensino, desde que reconhecidas pelo MEC, e do exterior, desde que o diploma esteja validado.
Gostaria de fazer uma pós-graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia e Ciência Computacional ou Tecnologia para Exploração e Explotação de Petróleo na Coppe. Como faço?
A Coppe oferece 5 cursos de pós-graduação Latu Sensu (nível de especialização): Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente, Pós-graduação Energias Renováveis, Pós-graduação Executiva em Petróleo, CESERG – Curso de Especialização Superior em Ergonomia, Pós-Graduação Lato Sensu Web Intelligence e Analítica de Dados
O(a) interessado(a) deve acessar o site da Coppe https://coppe.ufrj.br/pos-graduacao-lato-sensu/ para saber mais detalhes sobre o processo de seleção: período de inscrição, documentos, critérios de avaliação, número de vagas, entre outras informações.
A Coppe aplica a política de cotas?
Sim. Em todos os processos seletivos de ingresso, a Coppe oferece vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PCD).
Quantas vagas são destinadas às ações afirmativas (cotas para pretos, pardos, indígenas e PCDs)?
Em torno de 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Isto pode variar, dependendo do programa. É preciso consultar o edital do curso de interesse.
A Coppe oferece infraestrutura para a plena participação de alunos(as) com deficiência (PCD)?
A Coppe oferece infraestrutura adequada para a interpretação em libras e para circulação nas áreas comuns.
Como a Coppe acolhe as alunas/mães que estão amamentando?
A Diretoria de Pessoas da Coppe, em parceria com o GAM (Grupo de Apoio às Mulheres), preparou uma pesquisa sobre parentalidade, para identificar as principais demandas dos alunos/as da instituição e como a Coppe poderá atender às necessidades apresentadas. Para participar, acesse o formulário:
http://forms.gle/2vNGLp2Qgnsnh4EH9
Os programas de Mestrado e Doutorado na Coppe são gratuitos?
Sim, são gratuitos. Além disso, os(as) alunos(as) selecionados(as) têm a oportunidade de receber bolsas de agência de fomento, como Capes, CNPq e Faperj. Há também a possibilidade de complementação de bolsas, a partir de projetos de pesquisa financiados por indústrias, em parceria com a Coppe.
Qual o custo da inscrição?
As inscrições para todos os cursos stricto sensu (Mestrado e Doutorado) de pós-graduação da Coppe são gratuitas. Além dos cursos stricto sensu, a Coppe oferece cursos lato sensu (MBA), que são pagos (https://coppe.ufrj.br/pos-graduacao-lato-sensu)
Infraestrutura
Duração dos cursos e critérios de avaliação
Qual o tempo de duração dos cursos de Doutorado?
Aluno(a) bolsista, em tempo integral, tem 48 meses de bolsa. Assim, o tempo recomendado é de 48 meses e mais 12 meses de extensão.
Caso necessário, é possível trancar a matrícula? Caso sim, por quanto tempo?
Sim. O(a) aluno(a) poderá solicitar o trancamento da sua matrícula, desde que tenha a anuência do seu orientador e seja após o término do primeiro período letivo. O trancamento da matrícula não poderá estender-se por um período superior a seis meses no curso de Mestrado, e 12 meses no curso de Doutorado.
Como é feita a avaliação do aluno? Qual a nota mínima para aprovação nos cursos?
O desempenho em cada disciplina será avaliado pelo(a) professor(a) responsável por ministrá-la, através de exames ou trabalhos acadêmicos.
Os conceitos avaliativos são:
A – Excelente;
B – Bom;
C – Regular;
D – Deficiente.
O(a) aluno(a) com desempenho “A, B e C” é considerado aprovado(a), com desempenho “D” é considerado reprovado(a).
Caso seja reprovado(a), o(a) aluno(a) pode cursar novamente?
Sim, o(a) aluno(a) considerado(a) reprovado(a) em uma disciplina definida como obrigatória poderá cursá-la uma segunda vez, mas se o aluno(a) obtiver mais de um conceito “D” durante o curso, terá a matrícula cancelada.
É possível mudar de curso e aproveitar disciplinas similares já cursadas?
Sim. O(a) aluno(a) do Mestrado ou Doutorado pode ter até 50% de aproveitamento da carga horária. Esse aproveitamento depende da origem do curso (interno ou externo à Coppe).
Diferenciação no mercado de trabalho
Como é a avaliação da pós-graduação de Engenharia da Coppe na Capes?
Nossos Programas de Engenharia Civil, Mecânica, Química e de Sistemas e Computação possuem nota máxima (7), na avaliação Capes, fazendo da Coppe a Instituição nacional de engenharia com mais notas máximas na agência de fomento do Ministério da Educação. Os Programas de Engenharia Biomédica, Elétrica, Metalúrgica e de Materiais, Nuclear, Transportes e o Programa de Planejamento Energético possuem conceito 6, que expressa excelência constatada em nível internacional. Os Programas de Engenharia Oceânica e de Produção são nota 5, o que equivale a “muito bom”, e o mais novo Programa da Coppe, o Programa de Engenharia da Nanotecnologia tem conceito 4, equivalente ao conceito “bom” na Capes.
A Coppe/UFRJ mantém parcerias com outras universidades internacionais? Como o(a) aluno(a) pode se beneficiar disso?
A Coppe ampliou seu processo de internacionalização, com um mergulho nos principais temas e dilemas do mundo globalizado. A Instituição tornou-se referência nacional e internacional no ensino e pesquisa de Engenharia. No cenário internacional, tem projetos em cooperação com as mais importantes e reconhecidas instituições científicas e tecnológicas. Isto possibilita que os(as) alunos(as) realizem intercâmbios em universidades de diversos países.
Caminhos de carreira
A Coppe oferece algum apoio para a colocação do(a) aluno(a) no mercado de trabalho?
Os(as) alunos(as) da Coppe convivem em um ambiente onde se desenvolve um networking que facilita a sua colocação no mercado de trabalho. O(a) aluno(a) vai interagir com outros(as) alunos(as), professores(as) e profissionais de vários setores industriais, não só da Engenharia, além de desenvolver as competências valorizadas pelo mercado, favorecendo convites e indicações para trabalhos e empregos.
Onde trabalham os(as) ex-alunos(as) da Coppe/UFRJ?
A COPPE possui diversos ex-alunos em funções de destaque em empresas nacionais e estrangeiras, órgãos de Governo e Terceiro Setor. Além disso, muitos estão em universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior.
O conteúdo aprendido e o formato do aprendizado levam em consideração a inovação e as mais recentes tecnologias?
Grande parte das disciplinas têm atividades de programação, desenvolvimento de projetos, discussão em grupos, apresentação e lista de exercícios. Essas atividades promovem a interação na sala de aula e estimulam o desenvolvimento dos(as) estudantes. O uso de plataformas como Ava@ufrj e Classroom do Google são largamente utilizadas, tornando o ambiente de aprendizado mais dinâmico e moderno.