Acolhe Coppe comemora 2 anos com uma série de atividades presenciais e inauguração de espaço físico

Planeta COPPE / Acolhe Coppe / Notícias

Data: 08/07/2022

Em comemoração aos seus dois anos de atividades, o Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe inaugura, de 19 a 21 de julho de 2022, o seu espaço físico para expandir suas ações para o formato presencial, e lançará oficinas de arteterapia e cartilhas sobre assédio moral nas relações acadêmicas e de assédio moral nas relações de trabalho para os discentes e para a força de trabalho da Coppe/UFRJ.

O novo espaço, localizado na sala H-121, do Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, contará com dois ambientes de acolhimento, um individual e outro coletivo, para encontros do grupo de apoio, práticas integrativas e para as novas oficinas de arteterapia semanais. Segundo a diretora-adjunta de Gestão de Pessoas, Vanda Borges, o objetivo é ampliar as opções de atividades e construir uma cultura de acolhimento, que não esteja restrita ao acolhimento psicológico breve já consolidado nesses 2 anos.

A abertura da comemoração e a inauguração do espaço físico serão realizadas no dia 19/07, às 10h, no auditório G-122, do Centro de Tecnologia, pelo diretor da Coppe/UFRJ, Romildo Toledo, pela diretora-adjunta de Gestão de Pessoas, Vanda Borges, pela coordenadora técnica do Acolhe Coppe, Josiane Barros, pela terapeuta de práticas integrativas e complementares Márcia Oliveira e pela arteterapeuta, Leiza Pereira, parceira externa do núcleo.

Durante três dias, o público terá oportunidade de participar gratuitamente de vivências de arteterapia, terapias integrativas e complementares (reflexologia podal, cromoterapia, reiki, aromaterapia, aurículo e acupuntura sem agulhas), na Tenda Lobo Carneiro. Com vagas limitadas para estas atividades, os interessados deverão se inscrever previamente por meio dos links disponibilizados abaixo.

No dia 21 será realizada a palestra “Os benefícios da Comunicação Não-Violenta”, com a ex-ouvidora da UFRJ, Cristina Riche e com a diretora-geral do Campus UFRJ/ Duque de Caxias, Juliany Figueiredo.

Iniciativa da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas, liderada por Vanda Borges, o Acolhe Coppe é um espaço qualificado de troca, escuta e atenção voltado para a saúde mental da força de trabalho e discentes da instituição. Sob a coordenação técnica de Josiane Barros, psicóloga da Coppe, o projeto se iniciou com acolhimentos psicológicos individuais, grupo de apoio, ciranda de mulheres, encontros de acolhimento e rodas de conversas virtuais, para que as pessoas pudessem compartilhar impactos, sentimentos e estratégias emocionais e comportamentais para o enfrentamento do distanciamento social decorrente da pandemia do coronavírus.

Com a diversificação das ações e das áreas de acolhimento, o projeto conta agora com duas estagiárias de serviço social e, em breve, com estagiárias de psicologia, além da parceria com a Escola de Formação em Arteterapia Espaço Leiza Pereira – Despertando o Ser Criativo, que oferecerá oficinas semanais, como prática de estágio de formação para novos profissionais de arteterapia. O Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe busca se estruturar a partir do compromisso ético e de bem estar pessoal e institucional, tendo como horizonte o fortalecimento do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.

Inscrições:

Vivência: A Natureza da Alma,um caminho de reconexão