Acolhe Coppe registra aumento de 88% de acolhimentos emocionais
Planeta COPPE / Notícias
Data: 28/04/2024
Desde 2020, com a criação do Núcleo Psicossocial Acolhe Coppe, a instituição expande sua atenção para além da conformidade regulatória, abraçando uma abordagem mais abrangente em relação ao bem-estar dos colaboradores. O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar: psicólogas, arteterapeutas, terapeuta integrativa e assistente social. Os serviços são: acolhimento psicológico individual breve, grupo de apoio, grupo de arteterapia, além das práticas integrativas e complementares (PIC’s: reiki, cromoterapia, reflexologia, auriculoterapia, terapia floral, aromaterapia). O projeto registrou, em 2023, o total de 885 acolhimentos emocionais, um aumento de 88% em relação ao ano de 2022 com uma grande procura pelas práticas integrativas e da arteterapia.
“A grande procura pelos acolhimentos emocionais parece reafirmar a importância de um espaço intra-institucional seguro, profissional e ético para acolher e acompanhar a saúde emocional das trabalhadores e discentes por meio de técnicas científicas validadas e já amplamente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, conta Josiane Barros, psicóloga e coordenadora técnica do Acolhe Coppe.
Em 2023, o Acolhe Coppe participou de outras ações em parceria com a Gerencia de Recursos Humanos (GRH) da Coppe: Projeto Preparação para Aposentadoria, como uma nova linha de acolhimento que fornece uma escuta qualificada e atua em consonância com o Estatuto da Pessoa Idosa, na promoção do envelhecimento saudável. Como também, das ações psicoeducativas que incluem os trabalhadores terceirizados das atividades de limpeza e conservação, com enfoque nas seguintes temáticas: integração, valorização, pertencimento e superação do assédio moral, entre outras ações.
O Acolhe Coppe faz parte do conjunto de ações das agendas institucional e acadêmica da Coppe que respondem às crescentes demandas por acolhimento emocional, pela necessidade de vigilância constante para a prevenção de acidentes e de adoecimento ocupacional, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores de diversos setores.
Confira abaixo as outras duas matérias sobre a atuação da Coppe para o desenvolvimento da cultura de segurança e para a promoção do bem-estar dos trabalhadores.
Pesquisadores da Engenharia de Produção da Coppe desenvolvem novas soluções ergonômicas