Alerj vota investimento de R$ 5 milhões em ventiladores da Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 30/04/2020

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, por votação, hoje, dia 30 de abril, o projeto de lei 2.477/20. É o primeiro passo para que os recursos do Fundo Especial da Alerj possam ser usados para custear projetos de Centros de Pesquisas Tecnológicas, como o do Ventilador de Exceção para Covid-19 – UFRJ, denominado VExCo (confira o vídeo), desenvolvido por pesquisadores da Coppe/UFRJ, para o qual a Alerj pretende destinar R$ 5 milhões.  De acordo com a Alerj, o projeto que altera a Lei Estadual de 2.011 será encaminhado para ser sancionado do governador do Estado Rio de Janeiro, Witzel Wilson.

O montante será utilizado na compra das peças para a produção de mil unidades de ventiladores desenvolvidos por pesquisadores da Coppe, cujo valor unitário, de aproximadamente R$ 5 mil Reais, é 90% mais barato que os ventiladores convencionais disponíveis no mercado por cerca de R$ 50 mil. O objetivo é acelerar o atendimento às demandas hospitalares por esse equipamento, fundamental para o tratamento de pacientes graves vítimas da Covid-19.

Os testes in vitro do ventilador de exceção foram concluídos com sucesso por pesquisadores da Coppe/UFRJ, cujos resultados foram submetidos à Anvisa para obtenção do parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para que o equipamento possa ser testado em pacientes no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ.

“O ventilador que desenvolvemos é um recurso simples e seguro, porém emergencial, que deve ser utilizado somente quando não houver um equipamento padrão disponível, como já vem acontecendo em outros países. Os ventiladores não serão comercializados, mas distribuídos para os hospitais e posteriormente doados ao Sistema Único de Saúde”, afirmou o professor da Coppe, Jurandir Nadal, coordenador do projeto.

De acordo com a professora Denise de Carvalho, os pacientes do Hospital Universitário da UFRJ estarão entre os que usarão os respiradores projetados pela Coppe. A reitora da UFRJ ressalta que, no combate ao coronavírus, a universidade já produziu 35 mil litros de álcool 70%, realiza testes sorológicos junto à Fiocruz, projetou máscaras em 3D, e está com seu corpo de pesquisa realizando um trabalho multidisciplinar.

A proposta de doação de recursos da Alerj para a produção de equipamentos foi definida, ontem, dia 29, durante audiência pública virtual da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, presidida pelo deputado Waldeck Carneiro (PT), que também é um dos autores do projeto. A mudança nas regras do Fundo Especial contempla as universidades estaduais e federais, além de programas de Saúde, Educação e Segurança Pública. O texto do projeto determina que a aplicação dos recursos seja fiscalizada pelos órgãos competentes, estaduais e federais. De acordo com o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), o repasse inicial de R$ 5 milhões para a fabricação dos ventiladores poderá ser ampliado.

“Estamos otimistas. Esperamos que os investimentos cheguem a tempo para que possamos contribuir para salvar vidas”, ressaltou o diretor da Coppe, Romildo Toledo.

O VExCo foi desenhado para ser reproduzido em massa, de forma simples, rápida e barata, e com recursos disponíveis no mercado nacional.  A iniciativa conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e a colaboração imprescindível da Petrobras e da Whirlpool.

• Alerj