Aluna da Coppe é premiada pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica
Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia da Saúde / Notícias
Data: 19/12/2024
A aluna de mestrado Johana Gomez Ceballos, do programa de Engenharia Biomédica (PEB) da Coppe/UFRJ, recebeu o “Prêmio Inovação Engenharia Biomédica para o SUS 2024”, na categoria Avaliação de Tecnologias em Saúde. A premiação, concedida pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) em parceria com a Boston Scientific, aconteceu em São Paulo, no dia 3 de dezembro.
Johana foi reconhecida por seu projeto de dissertação, “Avaliação de modelos de aprendizado profundo na detecção de alterações eletrocardiográficas no segmento ST-T”, orientado pelo professor Jurandir Nadal. O estudo, desenvolvido em colaboração com o pesquisador Lucenildo Cerqueira, utiliza redes neurais profundas para aprimorar a precisão no diagnóstico de doenças cardíacas, especialmente aquelas causadas por eventos isquêmicos. A detecção precoce dessas condições pode salvar vidas: os problemas cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, com 17,9 milhões de óbitos anuais, sendo 2,3 milhões apenas na América Latina.
Como parte do prêmio, Johana visitou a fábrica da Boston Scientific, em Belo Horizonte, onde teve a oportunidade de conhecer a produção de válvulas aórticas para implantes.
Este prêmio destaca a relevância do estudo na Engenharia Biomédica e a importância da formação oferecida pela Coppe. Ao investir em pesquisas inovadoras e voltadas para a saúde pública, a Coppe prepara seus alunos para enfrentar desafios globais, como as doenças cardiovasculares, e contribui diretamente para a evolução do Sistema Único de Saúde (SUS).
- eletrocardiograma
- Redes Neurais
- Tecnologia em Saúde