Aluno da Coppe é escolhido para coordenar área do Atlas

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 03/03/2021

O aluno de doutorado da Coppe/UFRJ, João Victor da Fonseca, foi escolhido para coordenar o Egamma Trigger Signature, uma importante área do Atlas, maior experimento de detecção de partículas do Large Hadron Collider (LHC), o acelerador de partículas do Cern.  Aluno do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe, João dividirá a função com o pesquisador Chris Meyer (Indiana University Bloomington, EUA). 

Segundo o professor da Coppe, José Manoel de Seixas, coordenador da equipe de pesquisadores brasileiros que atuam no Atlas, João Victor foi convidado para assumir a área devido ao “trabalho magnífico que tem feito e pelo histórico de contribuição da Coppe na filtragem online de elétrons. Ele assume o grupo de assinatura no sistema de filtragem online, uma área importante que busca detectar se há elétrons e fótons nos decaimentos das colisões de partículas, e cobre larga quantidade de canais físicos de interesse, do bóson de Higgs, de supersimetria, e matéria escura.”, explica Seixas.

Além de João Victor, um ex-aluno da Coppe, o pesquisador Denis Damazio, que atua no Cern desde 2005, como pesquisador do Brookhaven National Laboratory (EUA), coordenará a partir de julho o HLT Calo Software, juntamente com Jochen Jens Heinrich. O HLT Calorimeter é o calorímetro do sistema de filtragem de alto nível.

“O calorímetro mede a energia das partículas incidentes nas colisões e fornece uma resposta mais rápida do que o sistema de precisão, baseado em imagens. A informação obtida pelo calorímetro, que tem 200 mil canais de leitura, alimenta o Neuralringer, sistema de filtragem online desenvolvido na Coppe”, explica o professor José Manoel de Seixas.

O Cern é o mais importante laboratório de física de partículas do mundo. Localizado entre França e Suíça, o reúne 12 mil pesquisadores de mais de 100 nacionalidades, dos quais 131 são brasileiros, e cuja principal missão é descobrir a origem do universo. O laboratório europeu é responsável pela criação do protocolo www, aceito internacionalmente como padrão para navegação na internet, e pela descoberta do bóson de Higgs, conhecida como “a partícula de Deus”, a qual permite que matéria tenha massa, e que rendeu o Prêmio Nobel de Física aos cientistas Peter Higgs e François Englert em 2013.

A Coppe e o Cern  são parceiros há 33 anos. Saiba mais

  • Atlas
  • Cern