Alunos da Coppe conquistam Prêmio Capes de Teses 2013

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Engenharia Química / Notícias

Data: 08/10/2013

Os alunos da Coppe/UFRJ Luciano Nóbrega Rodrigues Xavier e João Paulo Bassin acabam de conquistar o Prêmio Capes de Tese 2013 nas áreas Engenharia I e Engenharia II, respectivamente. Além disso, o aluno Nelson Carreira Francisco recebeu a menção honrosa, na área Engenharias IV.

Luciano foi premiado pelo trabalho de tese intitulado “Modelagem hidrológica com o aporte de dados da missão espacial Grace: aplicação a bacias brasileiras”, defendida no Programa de Engenharia Civil da Coppe, sob a orientação do professor Otto Corrêa Rotunno Filho. João Paulo recebeu o prêmio pela tese “Remoção biológica de nutrientes em sistemas compactos e estudo da diversidade microbiana por técnicas de biologia molecular” defendida no Programa de Engenharia Química da Coppe, sob a orientação da professora Márcia Dezotti. As duas teses foram defendidas em 2012.

O aluno Nelson Carreira recebeu a menção honrosa pela tese “Contribuições à Codificação Eficiente de Imagem e Vídeo utilizando Recorrência de Padrões Multiescala”, defendida também em 2012, no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, sob orientação dos professores Eduardo Antônio Barros da Silva e Nuno Miguel Morais Rodrigues.

A premiação se tornou uma tradição na Coppe. Já na sua primeira edição, em 2006, o aluno Cláudio Patrício Ribeiro Junior, do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe, conquistou o Grande Prêmio Capes com a tese “Desenvolvimento de um processo combinado de evaporação por contato direto e permeação de vapor para tratamento de sucos de frutas”, sob a orientação dos professores Paulo Lage e Cristiano Borges. Trata-se de um processo industrial inovador para a fabricação de sucos de frutas tropicais.

Na edição de 2011, a Coppe voltou a receber o Grande Prêmio Capes com a tese defendida pelo aluno Augusto Cesar Vieira Getirana, do Programa de Engenharia Civil (PEC). Sua tese “Contribuições da altimetria espacial à modelagem hidrológica de grandes bacias da Amazônia” foi orientada pelos professores da Coppe Webe João Mansur e Otto Corrêa Rotunno Filho e pela pesquisadora da Universidade Paul Sabatier/Toulouse III, Marie Paule Bonnet.

Além de conquistar duas vezes a premiação máxima da Capes, a Coppe teve 14 alunos contemplados com o Prêmio Capes de Tese nas áreas Engenharias, e 11 com a menção honrosa, sendo nove nas áreas Engenharias e dois em Ciência da Computação.

Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Tese tem como objetivo outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.