Alunos da Coppe e da Poli conquistam competição internacional na área do petróleo

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 07/10/2016

Uma equipe formada por alunos da Coppe e da Escola Politécnica da UFRJ conquistou o PetroBowl 2016, uma competição internacional, que reúne universidades de vários países, sobre conhecimentos e atualidades do setor de óleo e gás. Essa é a primeira vez que universitários sul-americanos vencem a competição que reúne as universidades com os melhores rendimentos em todas as etapas regionais.

Organizado pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE, na sigla em inglês), o  PetroBowl coloca equipes formadas por universitários frente a frente em uma série de rounds de perguntas acerca de aspectos técnicos e não técnicos da indústria. O SPE é a organização acadêmica mais importante no setor, e a competição é financiada por importantes empresas da indústria petrolífera. A edição deste ano foi disputada de 26 a 28 de setembro no Dubai World Trade Centre, nos Emirados Árabes Unidos.

Para conquistar o troféu, a equipe composta pelos alunos Claudio Alberto Tejerina, 24 anos, e Vinícius Veleda, 28 anos, da Coppe; e Felipe Cruz, 24 anos, Felippe Pardini, 20 anos, e Gabriel Costa, 21 anos, da Poli/UFRJ;  precisou derrotar, na etapa mundial, equipes de universidades que já foram campeãs da torneio, como a Universidade Nacional Autónoma de Mexico (UNAM), vencedora da edição de 2015, a bicampeã Universidade de Texas em Austin e a tricampeã Colorado School of Mines (CSM), chegando  à inédita conquista do campeonato por uma universidade brasileira e sul-americana. A equipe foi coordenada pelo pesquisador do Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP) da Coppe e doutorando do Programa de Engenharia Civil (PEC), Santiago Drexler, com a supervisão do professor Paulo Couto, da Escola Politécnica.

O PetroTeam UFRJ preparou-se para a competição reunindo uma vez por semana os seus integrantes para treinar estratégias de jogo e afinar os conhecimentos em disciplinas da indústria do petróleo: Reservatórios, Perfuração, Completação, Elevação Artificial, Escoamento Multifásico, Perfilagem, Geofísica, Geologia, História, entre diversas outras. O PetroTeam contou com o patrocínio da Barra Energia, uma operadora independente na área de petróleo e gás, que há cinco anos é parceira da equipe.

Sendo o atual campeão, o PetroTeam UFRJ está automaticamente classificado para a etapa mundial do PetroBowl 2017, que será disputado em San Antonio, no Texas (EUA).

  • petróleo