Alunos da Coppe e do Cefet conquistam o bicampeonato na maratona mundial Invent for the Planet 2020

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 28/07/2020

Da esquerda para direita: Samuel Breves (Cefet), Larissa Fonseca (Coppe), João Lucas (Cefet) e Dimitri Costa (Coppe)

Os alunos da Coppe/UFRJ e do Cefet-RJ venceram a maratona mundial de inovação Invent for the Planet, pelo segundo ano consecutivo. O resultado foi divulgado, hoje, dia 28 de julho, pela Texas A&M University (EUA), responsável pela final do campeonato.  A equipe brasileira, formada por Larissa Fonseca e Dimitri Costa, alunos de doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe, e Samuel Breves e João Lucas, alunos de graduação de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Cefet, conquistou a edição 2020 do desafio com um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências.

Sob coordenação dos Marcelo Savi, da Coppe e da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), e Pedro Pacheco, do Cefet-RJ, os alunos desenvolveram um filtro que captura as pequenas partículas de plásticos presentes na água liberada pelas máquinas de lavar, algumas delas menores que a espessura de um fio de cabelo. Essas partículas representam risco para a microfauna presente nos oceanos e contribui para o aumento da transferência de poluentes do mar para a vida marinha. No processo de lavagem de roupas, em máquinas, os resíduos liberados correspondem a aproximadamente 50% dos microplásticos de uma casa. Atualmente, cerca de metade dos microplásticos produzidos em uma residência são provenientes de máquinas lavadoras de roupas.

O objetivo do Invent for the Planet é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta, por meio de projetos tecnologicamente inovadores. Em 2019, alunos da Coppe, Escola Politécnica e Cefet, também sob orientação dos professores Marcelo Savi e Pedro Pacheco, venceram a maratona mundial de inovação com o desenvolvimento do EVI – Echolocation for the visual impaired (ecolocalização para os deficientes visuais).

Segundo o professor Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, na etapa de seleção dos projetos foram apresentadas soluções inovadoras, “algumas viáveis, outras menos, mas sempre consideramos interessante como os alunos amadurecem uma ideia em apenas 48h. É gratificante ver como partem de uma solução simples para uma mais complexa”, avaliou o professor Marcelo, que coordenou a realização do Invent for the Planet 2020, no Rio de Janeiro, junto com o professor Pedro Pacheco, do Cefet-RJ.

Saiba mais:

Equipe formada por alunos da Coppe e do Cefet representará o Brasil no Invent for the Planet 2020