Alunos da Coppe e do Cefet vão à final do Invent for the Planet 2025
Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias
Data: 25/02/2025

A equipe Gaia, composta por alunos da Coppe/UFRJ e do Cefet-RJ, foi uma das sete equipes selecionadas para a etapa final do Invent for the Planet 2025 (IFTP 2025), um desafio global que busca soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida no planeta. O IFTP reúne estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diversas áreas da Engenharia para apresentar, em 48 horas, propostas tecnológicas que impactem positivamente o mundo.
Este é o quarto ano em que uma equipe brasileira chega à final da maratona mundial de inovação promovida pela Texas A&M University, nos Estados Unidos.
A equipe Gaia, campeã da etapa local, foi selecionada durante a primeira fase do evento, realizada entre os dias 7 e 9 de fevereiro no campus Maracanã do Cefet-RJ. O projeto da equipe busca mitigar os impactos das enchentes em áreas urbanas, um problema agravado pelas mudanças climáticas. A proposta consiste no desenvolvimento de módulos com alta capacidade de drenagem da água da chuva, permitindo a criação rápida de jardins de chuva em pisos impermeáveis, como calçadas.
A equipe é coordenada pelos professores Marcelo Savi, da Coppe, e Pedro Pacheco, do Cefet-RJ. Além dos dois coordenadores, fazem parte do time: João Marins da Silva e Gabriel Ricardo Güntensperger Sousa (mestrado e doutorado, respectivamente, no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe), Paulo Gustavo de Andrade Vasconcellos Luz (aluno de graduação em Engenharia de Produção do Cefet-RJ), Rogério Oliveira de Azevedo Júnior (mestrado em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais, Cefet-RJ) e Yayenca Yllas Frachia (doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação, Cefet-RJ).
A equipe campeã do IFTP 2025 será escolhida entre os dias 15 e 17 de abril, na Texas A&M University, EUA.
As sete equipes finalistas do IFTP 2025 são:
- Equipe Agri-AI da Embry-Riddle Aeronautical University (EUA)
- Equipe Aquarentures da Al Hussein Technical University (Jordânia)
- Equipe Carbon Catch da Ecole Nationale Supérieure d’Arts et Métiers (França)
- Equipe DeepBlue da Hamad Bin Khalifa University (Catar)
- Equipe Gaia (Coppe/UFRJ e Cefet – Brasil)
- Equipe HydroShield da Texas A&M University – College Station (EUA)
- Equipe Iris da Atlantic Technological University (Irlanda)
Com informações do Programa de Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais – PEMM / Cefet-RJ.
- hackathon
- Inovação
- Invent for the Planet