Alunos da Coppe são agraciados com Prêmio Gilberto Velho de Teses
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / Engenharia Química / Notícias
Data: 02/08/2016
Quatro alunos da Coppe/UFRJ receberão o Prêmio Gilberto Velho de Teses 2015. Alexandre Solon Nery e George Carneiro Campelo foram agraciados pela melhor tese e Gustavo Medeiros Freitas e Jovani Luiz Favero obtiveram menção honrosa. A premiação, concedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ, contempla as melhores teses de doutorado defendidas na UFRJ em cinco áreas: Ciências da Vida; Ciências Tecnológicas e da Natureza; Ciências Sociais e Humanas; Letras e Artes; e Tese Inovadora. Essa última categoria é destinada a teses defendidas em qualquer área ou programa de pós-graduação que tenha gerado produto ou processo inovador, não necessariamente patenteado. Os autores das teses premiadas receberão o valor de R$ 10 mil reais.
O aluno do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC), Alexandre Solon Nery, foi premiado na categoria Ciências Tecnológicas e da Natureza pela tese “Automatic complex Instruction Identification for Efficient Application Happing on to ASIPs“. Nery foi orientado pelo professor Felipe França, do PESC/Coppe, com coorientação dos professores Nadia Nedjah (Uerj), Lech Józwiak (Universidade de Tecnologia de Eindhoven – Holanda) e Henk Corporaal (Universidade de Tecnologia de Eindhoven – Holanda).
Na categoria Tese Inovadora, o aluno George Carneiro Campelo, do Programa de Engenharia Civil (PEC), foi agraciado pela tese intitulada “Metodologia de projeto para o sistema de ancoragem de conectores de dutos flexíveis e proposição de nova tecnologia”. Campelo foi orientado pelo professor Gilberto Ellwanger (PEC) e pelo professor José Renato Mendes de Sousa (Escola Politécnica – Poli/UFRJ).
Foram agraciadas com menções honrosas, na categoria Ciências Tecnológicas e da Natureza, a tese “Reconfiguração de Robôs Móveis com Articulação Ativa Navegando em Terrenos Irregulares”, defendida por Gustavo Medeiros Freitas, orientado pelos professores Fernando Lizarralde e Liu Hsu, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE); e “Simulação de Escoamentos Multifásicos Polidispersos Multivariados”, de autoria de Jovani Luiz Favero, sob a orientação dos professores Paulo Laranjeira Lage, do Programa de Engenharia Química (PEQ) e Luiz Fernando Lopes, da Escola de Química (EQ/UFRJ).
A entrega do prêmio será realizada no dia 24 ade agosto, às 10h, no auditório do Parque Tecnológico. Saiba mais sobre a premiação no site da PR-2.