Alunos da Coppe/UFRJ e do Cefet disputarão a final do Invent for the Planet 2020

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 05/03/2020

Da esquerda para direita: Samuel Breves (Cefet), Larissa Fonseca (Coppe), João Lucas (Cefet) e Dimitri Costa (Coppe)

Equipe formada por estudantes da Coppe/UFRJ e do Cefet-RJ disputará a finalíssima do desafio mundial Invent for the Planet 2020, entre os dias 31 de março e 2 de abril, na Texas A&M University, nos Estados Unidos. Larissa Fonseca e Dimitri Costa, alunos de doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, e Samuel Breves e João Lucas, alunos de graduação de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Cefet-RJ, integram o grupo que representará o Brasil na próxima etapa do desafio.

Na última etapa do desafio, grupos formados por alunos de seis universidades disputarão o primeiro lugar com projetos inovadores, cujo principal objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta. O grupo venceu o desafio com a proposta de um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências. Trata-se de um filtro que captura as pequenas partículas de plásticos presentes na água liberada pelas máquinas de lavar. Essas partículas são poluentes e representam risco para a microfauna presente nos oceanos. Atualmente, cerca de metade dos microplásticos produzidos em uma residência são provenientes de máquinas lavadoras de roupas.

De acordo com Larissa, na primeira etapa do desafio a equipe gastou a maior parte do tempo para definir como o projeto funcionaria. “A escolha foi determinante para chegarmos ao protótipo apresentado, que pode ser aplicado tanto no oceano como em casa”, diz orgulhosa a aluna de doutorado da Coppe.

Os professores Marcelo Savi, da Engenharia Mecânica da Coppe e da Escola Politécnica, e Pedro Pacheco, do Cefet-RJ, coordenaram a realização do Invent for the Planet 2020, no Rio de Janeiro. A primeira etapa do desafio, entre os dias 14 e 16, no campus da UFRJ, contou com a participação de 31 alunos da Coppe, Poli/UFRJ e Cefet, divididos em seis grupos. Os alunos foram desafiados a criar protótipos eficientes e soluções inovadoras para superar questões ambientais, como: reduzir a emissão de carbono em áreas densamente povoadas; evitar acidentes com pedestres desatentos; incêndios florestais na Austrália; responder à demanda por energia de maneira sustentável; desenvolver cidades inteligentes; remover o lixo dos oceanos.

O professor Marcelo Savi destacou o aumento da representatividade feminina nesta edição em relação ao ano de 2019, quando apenas uma aluna participou. Em 2020,  nove estudantes mulheres participaram da competição.

Diferente das edições anteriores, os organizadores anunciaram seis em vez de cinco instituições para participar da grande final no Texas, devido a um empate na seleção das equipes. Veja abaixo quem vai ficar para a decisão do desafio Invent for the Planet 2020 nos Estados Unidos: Coppe/UFRJ e CEFET/RJ – dispositivo coletor de microplásticos; Embry-Riddle Aeronautical University  – dispositivo coletor de microplásticos; James Madison University  (Walkalot) – soluções para cidades inteligentes; Makerere – HyaBioplastics  – sistema para eliminar plástico de uso único; Universidade Estadual do Novo México –Sistema automatizado de coleta de microplásticos; Texas A&M University  – sistema para reduzir o desperdício de linhas aéreas.