Argentina avança em tecnologia de produção e estocagem de Hidrogênio
Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias
Data: 22/06/2018
A localização geográfica do continente americano favorece a produção, estocagem e exportação de energias renováveis. Com extensos recursos eólicos e solares, além de disponibilidade de água e infraestrutura, a Argentina possui alto potencial energético. Foi o que mostrou Ricardo Ariel Perez, diretor de energias renováveis da holding Hychico, durante a WHEC 2018. Por meio de acordos estratégicos com fornecedores, a Hychico está ganhando experiência para ampliar a produção de tecnologia de eletrólise para obtenção de Hidrogênio em larga escala.
Com operações em um parque eólico da Patagônia, a holding argentina tem armazenado Hidrogênio em reservatórios subterrâneos de gás esgotados, permitindo a geração de eletricidade por motores térmicos e pilhas de combustível. O país latino-americano também está projetando exportação de Hidrogênio para mercados fora do continente, como por exemplo, para o Japão.
Para o avanço da tecnologia do Hidrogênio, no entanto, Ricardo Perez defende uma dramática redução dos custos para viabilização desse gás como combustível, além de participação internacional. “Cada tomador de decisão deve seguir o caminho do interesse global, não individual. Os cuidados com o meio ambiente têm a ver com nosso futuro, só temos esse planeta e já estamos convencidos de que o Hidrogênio é o futuro das energias renováveis. Portanto, sigamos rumo à direção correta”, concluiu.