Ariel, robô desenvolvido na Coppe é o vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 29/11/2021

O robô Ariel, desenvolvido por pesquisadores da Coppe/UFRJ, foi um dos vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, realizado nessa segunda-feira, 29 de novembro. Desenvolvido pelo Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR), laboratório vinculado ao Programa de Engenharia Elétrica, em parceria com as empresas Repsol Sinopec, a Tidewise e a Farol, Ariel foi o projeto vencedor na categoria IV: Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis”.

“Agradeço à ANP e à Repsol, em particular ao Marcelo Andreotti, por fomentar e colaborar no desenvolvimento desse projeto. Agradeço também às empresas parceiras no desenvolvimento do Ariel: Tidewise, à toda equipe e em particular ao Rafael Coelho, e Farol, Ivan e Vinícius. Toda a parte do drone foi desenvolvida na UFRJ, dentro do GSCAR (grupo do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, liderado pelo professor Liu, e formado pelos professores Ramon, Fernando, Eduardo e por mim). Quero agradecer em especial aos alunos que desenvolveram o projeto e com quem foi muito gostoso participar. Com seriedade e imerso num clima descontraído, o projeto saiu das simulações iniciais no laboratório (em que participaram Alex, João e Ignácio), foi para testes no campo de futebol (onde Halfeld, Wenderson e Levi trabalharam duro para desenvolver o software de controle de decolagem, trajetória de busca e pouso automáticos) em seguida fomos para a qualificação final no mar. Lucas e Halfeld trabalharam na localização via GPS e via visão. Marcel, Lucas e Levi em esquema de detecção de óleo. Ricardo trabalhou na eletrônica embarcada dos drones e os alunos de graduação (Jéssica, Samuel, Marinatto) fizeram de tudo na parte de software do projeto . Finalmente, quero agradecer à Isa que colaborou com a execução e planejamento do projeto do início ao fim”, discursou o professor Alessandro Jacoud do Programa de Engenharia Elétrica.

Saiba mais sobre o Ariel, sistema robótico autônomo para detecção de derramamento de óleo no mar.

• ANP
  • Inovação Tecnológica