Artigo de professor da Coppe é premiado por Instituto de Engenharia britânico

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 24/05/2021

Artigo de coautoria do professor Marcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, acaba de ser contemplado com o “Telford Premium”, pelo Instituto de Engenharia Civil (ICE) britânico, como o melhor publicado no Journal Ground Improvement, em 2020. A premiação é concedida anualmente aos melhores artigos de cada uma das revistas indexadas publicadas pelo ICE.

Marcio Almeida, um dos autores do artigo premiado

Intitulado “Site investigation and performance of radial deep consolidation grouting in soft soil’‘, o artigo foi escrito por Marcio Almeida em parceria com os doutores pela Coppe e professores Mario Riccio Filho e Tatiana Rodriguez, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); com o, então, doutor Alessandro Cirone, atual professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e com o engenheiro Daniel de Andrade Faria, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O artigo aborda métodos inovadores, na área geotécnica, que viabilizaram a construção de um empreendimento residencial na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, em 2015. De acordo com o professor Marcio Almeida, após levantamento em campo, a equipe realizou uma análise detalhada no laboratório e identificou a ocorrência de solos muito moles no empreendimento.

Marcio Almeida explica que o método inovador adotado foi o uso em paralelo de drenos verticais e inclusões rígidas visando a melhoria da camada de argila. De acordo com o professor, a técnica empregada, desenvolvida no Brasil pela empresa Engegraut e ratificada por esta e outras pesquisas, se mostrou bastante apropriada neste caso do terreno da Zona Oeste, pois permitiu a construção dos aterros e estabilização dos assentamentos em menos de cinco meses de obra. “Estes bons resultados só foram possíveis por haver uma colaboração com sinergia entre a universidade e a indústria, incluindo aqui a participação do Professores Mario Riccio Filho e Tatiana Rodrigues, que fizeram doutorado aqui no Programa de Engenharia Civil da Coppe, sendo que o Mario também fez seu pós-doutorado durante 3 anos aqui também”, comemora Marcio Almeida.