Artigo de professor da Coppe é premiado por Instituto de Engenharia britânico
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 24/05/2021
Artigo de coautoria do professor Marcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, acaba de ser contemplado com o “Telford Premium”, pelo Instituto de Engenharia Civil (ICE) britânico, como o melhor publicado no Journal Ground Improvement, em 2020. A premiação é concedida anualmente aos melhores artigos de cada uma das revistas indexadas publicadas pelo ICE.
Intitulado “Site investigation and performance of radial deep consolidation grouting in soft soil’‘, o artigo foi escrito por Marcio Almeida em parceria com os doutores pela Coppe e professores Mario Riccio Filho e Tatiana Rodriguez, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); com o, então, doutor Alessandro Cirone, atual professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e com o engenheiro Daniel de Andrade Faria, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O artigo aborda métodos inovadores, na área geotécnica, que viabilizaram a construção de um empreendimento residencial na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, em 2015. De acordo com o professor Marcio Almeida, após levantamento em campo, a equipe realizou uma análise detalhada no laboratório e identificou a ocorrência de solos muito moles no empreendimento.
Marcio Almeida explica que o método inovador adotado foi o uso em paralelo de drenos verticais e inclusões rígidas visando a melhoria da camada de argila. De acordo com o professor, a técnica empregada, desenvolvida no Brasil pela empresa Engegraut e ratificada por esta e outras pesquisas, se mostrou bastante apropriada neste caso do terreno da Zona Oeste, pois permitiu a construção dos aterros e estabilização dos assentamentos em menos de cinco meses de obra. “Estes bons resultados só foram possíveis por haver uma colaboração com sinergia entre a universidade e a indústria, incluindo aqui a participação do Professores Mario Riccio Filho e Tatiana Rodrigues, que fizeram doutorado aqui no Programa de Engenharia Civil da Coppe, sendo que o Mario também fez seu pós-doutorado durante 3 anos aqui também”, comemora Marcio Almeida.