Artigo recebe título de Highly Commended Paper

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 13/11/2014

O artigo “Time-Based Competition: Relation to Multiculturalism and Logistics in International Furniture Companies”, que tem entre seus autores o professor Alberto Gabbay Canen, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, foi indicado como artigo altamente recomendável pelo corpo editorial do periódico Benchmarking: An International Journal do Emerald Group Publishing Limited, da Inglaterra, editora responsável por uma série de revistas indexadas que figuram no Portal de Periódicos da Capes. O certificado de Highly Commended Paper, relativo aos melhores artigos publicados em 2013, será entregue em evento em data ainda a ser confirmada. Foi considerado um dos mais impressionantes estudos que o Corpo Editorial analisou no ano.

Publicado no periódico “Benchmarking: An International Journal”, o artigo foi escrito em parceria com a professora Iara Tammela, da Universidade Federal Fluminense (UFF), ex-aluna de doutorado do professor Alberto Canen, no Programa de Engenharia de Produção da Coppe, e o professor Petri Helo, da Universidade de Vaasa, da Finlândia. O trabalho aborda a estratégia de competição das empresas baseada no tempo de atendimento aos clientes e nos aspectos multiculturais.Trata-se de um estudo comparativo entre as companhias moveleiras instaladas no Brasil e em países escandinavos, que considera também a importância das parcerias. As informações foram obtidas por meio de entrevistas e questionários respondidos pelos executivos listados pelas associações de empresas moveleiras do Brasil, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia.

As questões multiculturais vêm sendo estudadas pelo professor Alberto Canen há vários anos. Em 2005, o professor da Coppe lançou, em parceria com a professora Ana Canen, da Faculdade de Educação da UFRJ, o livro “Organizações Multiculturais: Logística na Corporação Globalizada”. A obra defende a necessidade de as corporações estarem preparadas para lidar com a diversidade cultural como forma de obter competitividade sustentável em uma sociedade cada vez mais globalizada.

De acordo com o livro, que em 2011 foi traduzido para a língua croata e lançado com o título Multikulturalne Organizacije: Logistika u globalnim Korporacijama, apesar de os fatores econômicos serem relevantes no desenvolvimento das empresas, cada vez mais a diversidade de raças, etnias, culturas, religiões e gêneros vem tendo um impacto considerável no clima organizacional e nas transações que envolvem fusões e deslocamentos de pessoal para regiões de culturas diferentes.

“Com a globalização, as fronteiras estão cada vez mais diluídas. Para entender o comportamento das empresas é indispensável considerar os aspectos multiculturais. No mundo globalizado, as fusões entre os grupos podem ou não acontecer, não apenas pelos aspectos econômicos, mas também pelos aspectos culturais”, explica o professor Alberto Canen. “A indicação desse artigo como paper altamente recomendável é, ao mesmo tempo, um reconhecimento e um estímulo ao trabalho de pesquisa desenvolvido no Programa de Engenharia de Produção da Coppe”, afirma.

Em 1997, o professor Alberto Canen recebeu o “Award for Excellence” da revista Facilities, outro periódico do Emerald Group Publishing Limited, pela publicação do artigo “Facility Layout Overview: Towards Competitive Advantage” no ano anterior (Facilities. Volume 14, No 10).