Bote a Boca no Trombone: Participe da Pesquisa sobre Poluição Sonora

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 27/04/1999

O cachorro do vizinho não para de latir? O trânsito atrapalha sua concentração? A campainha da garagem acorda você toda a noite? Você consegue ouvir seu vizinho sapateando no andar de cima como se estivesse fazendo isso do seu lado? Pois é, como você grande parte da população do Rio de Janeiro sofre com a falta de planejamento acústico nos prédios.

Com o objetivo de pesquisar como, onde e quais os tipos de barulho mais transtornam o dia-a-dia do carioca, o Prof. Jules Slama, do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE, está coordenando um projeto para identificar os principais problemas acústicos da cidade e os locais mais atingidos. O trabalho, que envolve cinco pesquisadores da COPPE e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, conta com o apoio da Faperj e do CNPq.

“Da Vieira Souto à Favela da Maré, todo mundo sofre de alguma maneira os desconfortos que o barulho trás. Já estamos implantando na COPPE uma Clínica Popular de Qualidade Acústica, que presta consultoria à população a preços populares”, anuncia o Prof. Slama. Os interessados podem entrar em contato por e-mail, ou através do telefone 560.8832 r.412/452 com Vera ou Valentina.