Carcará vence rali de barcos a energia solar
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Data: 24/10/2009
Carcará, o barco desenvolvido no Laboratório de Mecânica da Turbulência da Coppe venceu o Desafio Solar Brasil, o primeiro rali de barco movido a energia solar realizado no país. O barco pilotado pela aluna de mestrado em Engenharia Mecânica da Coppe, Fernanda Beatriz de Carvalho Cerveira, conquistou o primeiro lugar na categoria monocasco. O segundo lugar na prova ficou com o barco Gabriela, conduzido pelo aluno de mestrado em Engenharia Mecânica da Coppe, Luis de Luca. Carcará e Gabriela foram desenvolvidos pela mesma equipe do laboratório da Coppe, coordenado pelo professor Átila Pantaleão. Ainda na categoria monocasco, o terceiro ficou com a equipe do barco Ipanema – formada por alunos dos departamentos de Engenharia Naval e Mecânica da UFRJ e da UERJ -, que foi conduzido pelo aluno de Engenharia Naval da UFRJ, Thiago Marinho.
Nascida em Natal, a Engenheira Naval Fernanda Beatriz, que foi a única mulher a pilotar um dos barcos na competição, garantiu algumas vantagens a sua equipe: além da experiência em conduzir veleiros, o seu peso, apenas 50 Kg, colaborou para manter a leveza do Carcará, um item importante nesse tipo de competição.
o todo, 12 embarcações, nas categorias catamarã e monocasco participaram do evento promovido pelo Pólo Náutico da UFRJ, realizado de 18 a 24 de outubro, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Na categoria Catamarã, o primeiro lugar ficou com o barco Vento Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina, pilotado pelo aluno Paulo Lucas. O segundo e o terceiro lugar ficaram com os barcos Peixe Galo, do Projeto Grael, de Niterói, e Água Viva, desenvolvido pela equipe do Instituto Náutico de Paraty. Os barcos da Coppe nesta categoria, Cajaíba, da equipe da Engenharia Elétrica da Coppe – pilotado pelo aluno Marcos Serrão e pelo pesquisador Ocione José Machado – e Búzios, da equipe do Programa de Planejamento Energético da Coppe, em parceria com o TecNaval – curso de especialização em construção naval voltado para estudantes do segundo grau -, pilotado por André Luiz Garcia Martins, foram classificados em sexto e oitavo lugar.
Os dois barcos vencedores na categoria monocasco foram desenvolvidos no Laboratório de Mecânica da Turbulência da Coppe por uma equipe formada por dez estudantes de mestrado e de graduação das áreas de Engenharias Mecânica, Naval e Elétrica, sob a coordenação do professor do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, Átila Pantaleão. Para alcançar este resultado, a equipe do laboratório apostou suas fichas no aumento da eficiência do propulsor, responsável pelo arranque do barco. A estratégia deu certo e os barcos atingiram maior velocidade utilizando pás (hélices) esbeltas e com maior diâmetro. A equipe desenvolveu exclusivamente para participar desta competição um programa de simulação numérica que auxiliou na concepção do projeto de um propulsor com o dobro de eficiência de modelos disponíveis no mercado.