Celina Figueiredo e Luiz Pinguelli Rosa ganham o Prêmio COPPE Mérito Acadêmico 2005
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 03/04/2006
Os professores Luiz Pinguelli Rosa, do Programa de Planejamento Energético, e Celina Herrera de Figueiredo, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, serão agraciados com o Prêmio COPPE Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2005. A Diretoria da COPPE fará a entrega do prêmio durante cerimônia a ser realizada dia 18 de abril, às 10 horas, no auditório da COPPE, Bloco G – 122.
Criado em 1998, com o intuito de estimular a produtividade acadêmica na instituição, o Prêmio COPPE é concedido aos docentes que se destacam pela produção acadêmica e trajetória profissional. O critério de avaliação para a escolha dos premiados baseia-se na produtividade dos pesquisadores nos últimos três anos, destacando o número e a qualidade de suas contribuições. Entre os critérios estabelecidos, destacam-se a quantidade de trabalhos publicados em periódicos científicos e em congressos, nacionais e internacionais, o número de citações dos trabalhos na literatura técnico – científica internacional e o número de dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas pelos docentes.
Já foram agraciados com o Prêmio COPPE os professores Martin Schmal e Nelson Ebecken ( 98), Renato Cotta e José Cláudio de Faria Telles ( 99), Oscar Rosa Mattos e Liu Hsu ( 2000), Giulio Massarani e Paulo Sérgio Diniz( 2001), José Carlos Pinto e Geraldo Lippel ( 2002), Ricardo Tadeu Lopes e Enrique Lima (2003), Evaristo Biscaia Jr e Nelson Maculan Filho ( 2004).
Perfil dos docentes premiados em 2005
Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, 45 anos, nasceu em Houston – EUA. Bacharel em Matemática (1984) pela PUC – RJ, a professora é Mestre em Matemática pela University of Manchester (1987) e Doutora em Ciências em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE (1991). Em 1996, concluiu seu pós-doutorado na University of Waterloo.
Celina iniciou sua carreira profissional no Instituto de Matemática da UFRJ, em 1989, como professora assistente. Tornou-se professora adjunta em 1991 e desde então tem atuado também no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE. Ao longo desses 15 anos, colaborou na formação do Grupo de Algoritmos da UFRJ que desenvolve pesquisas em Análise e Complexidade de Algoritmos, Teoria dos Grafos e Otimização Combinatória. O grupo integra membros do Instituto de Matemática e da COPPE.
Desde 1992, Celina de Figueiredo é pesquisadora do CNPq, na área de Ciência da Computação, tendo atingido o nível 1B em 2003. A professora tem 46 artigos publicados em periódicos, muitos deles produtos da orientação de seis teses de doutorado, 11 dissertações de mestrado e sete projetos finais de graduação.
A professora é “Cientista do Nosso Estado” – programa da FAPERJ para apoio aos pesquisadores de reconhecida liderança e coordena projeto que integra pesquisadores da UFRJ, UERJ, UFF e PUC-Rio. Há oito anos, Celina também coordena projetos CAPES/COFECUB de cooperação Brasil-França que integram várias instituições: UFRJ, UFC, UFF, Laboratoire Leibniz, Université de Paris VI e Université de Montpellier.
Luiz Pinguelli Rosa , 64 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Bacharel em Física pela PUC – RJ (1967), é Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE (1969) e Doutor em Física pela PUC – RJ. Professor titular da UFRJ , assumiu três vezes a direção da COPPE (de 1986 a 1989, de 1994 a 1997, e em 2002, cujo mandato foi interrompido para que este pudesse assumir a Presidência da Eletrobrás, cargo no qual permaneceu de janeiro de 2003 a maio de 2004. No momento, o Professor é Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e coordena o Programa de Planejamento Energético da COPPE.
Pinguelli já orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado, é autor de mais de 150 artigos em periódicos científicos, publicados no Brasil e no exterior, e possui mais de 180 citações no Citation Index de publicações em revistas científicas internacionais indexadas. O acadêmico já esteve à frente da Sociedade Brasileira de Física por dois mandatos e presidiu a Associação Latino-americana de Planejamento Energético, de 1994 a 1998. Também foi membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – (1988 – 1989) e do Conselho Pugwash, (1999- 2001) – associação fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel que foi agraciada com o Nobel da Paz em 1995.
Membro da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2003, o professor integra o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC / ONU) e já foi agraciado com o Forum Award da Sociedade Americana de Física, em 1992. No decorrer de sua carreira, recebeu a comenda com o grau de Chevalier de L’Ordre des Palmes Académiques, concedido em 1998 pelo Ministério da Educação da França; o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria ciências, concedido no ano 2000 pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e as Medalhas da Ordem do Mérito do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, em 2003.