Centro de Excelência de Geoquímica completa dez anos
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 31/08/2007
O Centro de Excelência de Geoquímica (CEGEQ) acaba de completar 10 anos. Criado por meio de uma parceria entre a Petrobras e a COPPE, o Centro tem como objetivo aprimorar profissionais que trabalham nas áreas de sistemas petrolíferos nas bacias sedimentares e de geoquímica de reservatórios. Para comemorar foi realizada uma cerimônia, no dia 31 de agosto, no salão nobre da sede da Petrobras, que contou com a presença do Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, do Diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, do Diretor de E&P da Petrobras, Guilherme Estrela, do Gerente Executivo do Cenpes, Carlos Tadeu Fraga, do Diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa.
Referência internacional, o CEGEC foi criado a partir de um trabalho conjunto de pesquisadores da gerência de Geoquímica do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da COPPE. Na cerimônia, o coordenador do LAMCE, Luiz Landau, e o Gerente de Geoquímica do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Luiz Antonio Freitas Trindade, farão uma apresentarão sobre os resultados deste centro de excelência que já rendeu sete teses de doutorado e 39 dissertações de mestrado defendidas na COPPE por alunos brasileiros e de vários países como Colômbia, Cuba, México, Venezuela, Portugal, e formou sete profissionais da área de geoquímica do Cenpes.
Segundo o professor Landau, a criação do Centro foi uma iniciativa do engenheiro José Fantini, responsável pela concepção e implantação de Centros de Excelência voltados para pesquisas na área de petróleo. Ex-diretor da Petrobras, Fantini identificou no CENPES profissionais que poderiam se tornar parceiros da COPPE no projeto, ministrando aulas complementares e promovendo atividades adicionais dentro de seus respectivos laboratórios. A equipe do LAMCE que participa do Centro está concentrada nas áreas de sensoriamento remoto e de modelagens de bacias.
O CEGEQ teve como base uma equipe montada na COPPE que desde 96 atuava na área de geoquímica em parceria com o próprio CENPES. O objetivo era aproveitar o potencial dos profissionais de empresas de petróleo da América Latina que vinham desenvolver projetos de cooperação tecnológica no CENPES. “Como esses profissionais costumavam permanecer um bom tempo no País, achamos propício incluí-los em pesquisas complementares. Desta forma, além de retornar para as empresas com o mestrado concluído na COPPE, passaram a levar na bagagem uma importante experiência que é participar de grandes projetos de pesquisa voltados para o setor.”, explica o professor.
No ano 2000, o curso de sistemas petrolíferos foi aprovado pelo edital do Programa de Recursos Humanos (PRH) da recém-criada Agência Nacional de Petróleo (ANP), ampliando as oportunidades para os alunos de doutorado e mestrado, que para fazer parte do Centro não mais precisavam estar vinculados a uma empresa petrolífera. Com o lançamento das Redes Temáticas da Petrobras em 2006, o Centro de Excelência de Geoquímica vem se transformando numa grande Rede de Excelência e, a exemplo das demais 37 Redes, vem incorporando pesquisadores do Instituto de Química da UFRJ, da UERJ, da UENF, da Unicamp, e da UFRGS.