Ciclo de Seminários PESC abordará o Prêmio ACM 2021 em Computação
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 26/08/2022
O próximo Ciclo de Seminários PESC ocorrerá dia 31 de agosto, às 11 horas, e será dedicado ao Prêmio ACM 2021 em Computação, conquistado pelo professor Pieter Abbeel da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Considerado pioneiro em aprendizado de robôs, Abbeel foi contemplado por suas contribuições, incluindo pesquisas inovadoras que ajudaram a moldar a robótica contemporânea e continua a impulsionar o futuro desta área. Promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, o evento será realizado na sala 324B do Bloco H, no Centro de Tecnologia, e transmitido pelo canal do Programa no YouTube.
Com a palestra intitulada “Robôs que aprendem e o prêmio da ACM para Pieter Abbeel”, caberá ao professor da PUC-Rio, Wouter Caarls, falar sobre a trajetória e as contribuições do especialista contemplado para a área de Computação, com ênfase em robótica. Um dos pioneirismos atribuídos a Abbeel está na técnica que desenvolveu para ensinar robôs a aprender com demonstrações humanas e por meio de tentativa e erro, ou seja, um aprendizado por reforço, que formaram a base para a próxima geração de robótica.
Além de ser professor da Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade da Califórnia, Abbeel também é presidente e cientista-chefe da Covariant, empresa de robótica com Inteligência Artificial da qual é cofundador. Ainda no início de sua carreira, Abbeel desenvolveu novas técnicas de aprendizado para melhorar significativamente a manipulação robótica. À medida que o campo amadureceu, os pesquisadores conseguiram programar robôs para perceber e manipular objetos rígidos, como blocos de madeira ou colheres. No entanto, a programação de robôs para manipular objetos deformáveis, como tecidos, provou ser difícil porque é imprevisível a forma como os materiais macios se movem quando tocados. Para solucionar este problema, Abbeel introduziu novos métodos para melhorar a percepção visual do robô, a partir de rastreamento baseado em física, controle e aprendizado por demonstração. Ao combinar esses novos métodos, o professor desenvolveu um robô capaz de dobrar roupas como toalhas e camisas. Trata-se de uma melhoria em relação à tecnologia existente que foi considerada um marco importante na época.
Abbeel realizou várias outras pesquisas pioneiras que resultaram em contribuições para o avanço da robótica, incluindo uma que permitiu o primeiro aprendizado de locomoção de robôs 3D. De acordo com o presidente da ACM, Gabriele Kotsis, “Pieter Abbeel é um líder reconhecido entre uma nova geração de pesquisadores que estão aproveitando as mais recentes técnicas de aprendizado de máquina para revolucionar esse campo. Abbeel fez contribuições de pesquisa avançadas, enquanto também compartilhava generosamente seu conhecimento para construir uma comunidade de colegas trabalhando para levar os robôs a um novo e empolgante nível de habilidade. Seu trabalho exemplifica a intenção do Prêmio ACM em Computação de reconhecer trabalhos excepcionais com ‘profundidade, impacto e amplas implicações’”.
Saiba mais sobre a premiação e a trajetória de Pieter Abbeel no site da ACM, e sobre o Ciclo de seminários do site do PESC.
- ACM 2021