Cinco novas empresas na Incubadora da Coppe
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 17/06/2009
A Incubadora de Empresas da Coppe acaba de receber cinco novas empresas. Das 42 propostas recebidas no último edital, foram aprovadas GPE (software de gestão); Intensys (sistemas para Unidade de Terapia Intensiva); Promec (mecânica computacional); Recriar (soluções para gestão de energia); e a Terathot (risco para seguros de saúde). Agora, com as novas residentes, a Incubadora da Coppe terá 16 empresas sob seu suporte físico e gerencial.
As empresas selecionadas passaram por avaliação de critérios como viabilidade técnica e econômica; perfil do grupo proponente; grau de inovação; e possibilidade de integração com a universidade. A instituição já prevê a abertura de um novo edital para o segundo semestre.
As novas empresas
A GPE tem como principal produto um pacote de softwares dentro do conceito de computação autonômica, ou seja, autogerenciáveis, para execução de plano estratégico. São programas que aumentam o grau de automação da gestão organizacional, com respostas mais rápidas às mudanças do mercado. O aplicativo avisa, por exemplo, em tempo real, o lançamento de produtos da concorrência.
A Intensys criou um sistema capaz de integrar todos os dados gerados por equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e fornecer informações ao médico em tempo real, via computador ou celular. Com esse serviço, os médicos terão condições de acompanhar pacientes em CTI’s, em período integral, e com todas as informações importantes para a tomada de decisões médicas.
Prestar serviços de consultoria e treinamento em simulação e engenharia computacional é a missão da Promec. Entre suas áreas de atuação estão a análise estrutural de grandes empreendimentos e avaliação de estabilidade dinâmica em navios e sistemas flutuantes, entre outras. O objetivo é otimizar projetos por meio de novos processos, serviços ou economia de materiais.
A Recriar Tecnologias e Engenharia vai desenvolver, em escala industrial, equipamentos voltados para a melhoria da qualidade e eficiência do consumo de energia elétrica. Os produtos se diferenciam dos já existentes no mercado pelo fato de sua atuação ser praticamente instantânea, compensando eventuais falhas e evitando paradas de produção. A empresa também investe em serviços com foco em energia renovável e oferece serviços de consultoria em energia.
Já a Terathot é voltada para soluções de tecnologia da informação e automação de processos com base em sistemas gerenciais estatísticos. A empresa vai desenvolver modelo inédito no Brasil voltado para o mercado de saúde, com o objetivo de mapear o perfil de consumidores de empresas do segmento. A proposta é identificar padrões de fraude, fidelidade e preço. O gerenciamento adequado dessas informações vai contribuir para a redução de custos médicos e operacionais.