Colegas prestam homenagem ao professor Antonio Infantosi

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Notícias

Data: 29/03/2016

Um encontro de amigos e admiradores marcado pela emoção. Assim foi o evento em memória do professor Antonio Fernando Catelli Infantosi, promovido hoje, 29 de março, pela Coppe/UFRJ e pelo Programa de Engenharia Biomédica (PEB), no qual Fernando Infantosi atuou por 44 anos. Professores da Coppe e de outras instituições, alunos, ex-alunos, funcionários e colegas de diferentes programas lotaram o auditório da Coppe, na sala G-122, para homenagear Infantosi, que faleceu repentinamente no último dia 16.

Apresentado pelo coordenador do PEB, professor Renan Almeida, o evento foi aberto por Rafael Infantosi, filho do professor, que, ao lado do irmão Rodrigo e de outros parentes e amigos, se emocionou com a homenagem. “Foram 44 anos de dedicação à Coppe, à Universidade e ao Brasil. Pedimos aos senhores que, se possível, deem continuidade aos projetos pelos quais ele lutou até o fim deste tão breve período de vida”, disse Rafael, lendo a mensagem assinada por ele e o irmão.

Entre os projetos recentes que Infantosi não pode ver finalizado, Rafael citou a obra do Núcleo de Tecnologia e Inovação em Engenharia Biomédica, que está sendo erguido ao lado do prédio da administração da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária.

“Acompanhamos o empenho dos seus planos desde a planta, até a construção que aí está. Portanto, vislumbramos a importância de que as obras sigam, conforme intensamente, extensamente e minuciosamente planejado por ele”, afirmou.

Colegas do PEB e de diferentes áreas da Coppe se revezaram para lembrar as contribuições de Infantosi ao Programa e à Coppe, onde ocupou o cargo de diretor, entre 1992 e 1994, e à Fundação Coppetec, onde foi diretor superintendente. Também foram destacadas suas ações para a constituição da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), da qual foi membro fundador, e para organização dos primeiros congressos brasileiros de área.

Até quem não pode estar presente, participou da homenagem, como o professor Flávio Grynszpan, que enviou um depoimento em vídeo. Ex-coordenador do PEB e orientador de mestrado de Infantosi, Grynszpan lembrou do período de intervenção na Coppe, durante a Ditadura Militar, na primeira metade dos anos 1970, no qual vários professores foram afastados da universidade. Grynszpan recordou que em um momento de extrema dificuldade, alunos como Fernando Infantosi, Nino (Antonio Giannella Neto), Marco Antonio Von Kruger e Carlos Strauss assumiram as turmas e deram continuidade às atividades do Programa.

“Fui pedir ajuda aos meus alunos. Todos eles atenderam ao meu convite e se tornaram professores, mesmo antes de defenderem suas dissertações de mestrado. Se eu não contasse com a ajuda do Fernando, do Nino, do Marcão e do Strauss, o Programa de Engenharia Biomédica talvez não existisse mais”, recordou Grynszpan.

Ao encerrar o evento, o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, falou sobre as contribuições do homenageado. “Fernando Infantosi deixou muitas marcas, como foi possível ver neste evento. Todo mundo lembra de alguma passagem relacionada a ele. Mas a principal marca dele foi a do professor”, destacou Watanabe.

Para homenageá-lo, a Coppe produziu um livreto, que reúne a mensagem dos filhos do professor; um tributo à sua memória, assinado pelo colega e ex-coordenador do PEB, Jurandir Nadal; e uma série de mensagens recebidas de instituições, de colegas e de amigos.