Confira depoimentos de colegas e amigos de Pinguelli

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 04/03/2022

Segundo Watanabe, Pinguelli era uma referência e tinha na ponta da língua tudo que devia ser feito na Ciência. “Ele sempre encontrava solução para os problemas do Brasil. Pinguelli foi um dos que encarnou os três fundamentos básicos da Coppe criados pelo professor Coimbra: excelência acadêmica, dedicação exclusiva e interação com a sociedade. Tinha sempre os argumentos prontos para defender esses pontos. Pinguelli é daqueles que viverão por muito tempo nas nossas memórias”.

Maurício Tolmasquim, seu colega no Programa de Planejamento Energético da Coppe, destacou sua liderança e capacidade de construir uma das instituições de ensino e pesquisa mais renomadas da America Latina, que é a Coppe. “Ele teve um papel importantíssimo em nível nacional, por diversas lutas que travou em favor do Brasil. Uma pessoa insubstituível. Vai fazer muita falta para todos nós”.

“A perda do Pinguelli é uma perda enorme para a UFRJ e para o Brasil. Ele conseguia reunir o pensar científico, o pensar político em termos de projeto de país e as ações voltadas para que as ideias se tornassem realidade. Sua coragem era inspiradora para todos nós. Que seu legado e sua coragem continuem nos inspirando, para nos ajudar a atravessar estes anos difíceis”, disse emocionada a professora A professora Leda Castilho, do Programa de Engenharia Química.

Em suas redes sociais, a reitora, professora Denise Pires de Carvalho, afirmou que a UFRJ e o Brasil perderam uma das maiores referências em Planejamento Energético. “O professor Luiz Pinguelli Rosa deixa um legado importante nesta área, em nossa universidade, mas na relação do Brasil com o mundo. Foi professor na Coppe, uma das unidades mais importantes de nossa universidade, onde implementou novos programas de pós-graduação sempre com visão de futuro de um país soberano e independente, o país que nós todos defendemos. Uma grande tristeza, ficaremos com muita saudade, mas com as ideias de Luiz Pinguelli Rosa presentes em nossas mentes e nossas vidas”, destacou a reitora.