Coordenado por professor da Coppe, segunda edição do Inova Infra ANPET está com inscrições abertas
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 15/01/2025
![](https://coppe.ufrj.br/wp-content/uploads/2025/01/Estrada-brasileira.jpeg)
A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet) está com inscrições abertas para o programa Inova Infra Anpet 2024, que tem como finalidade promover a integração entre o meio acadêmico, representado por membros das universidades, e a indústria. Esse programa tem como coordenador geral o professor Thiago Aragão, do Programa de Engenharia Civil e diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ.
Podem participar grupos universitários brasileiros e de outras instituições de ciência e tecnologia (ICTs) do Brasil. Para tanto, devem enviar propostas de trabalhos, novos ou já andamento, que tenham potencial de aplicação por parte da indústria. As propostas, com potencial inovador e viabilidade mais evidentes, serão pré-selecionadas e posteriormente apresentadas pelos seus autores a uma banca composta por representantes da indústria.
Em um mundo dinâmico, em constante e rápida evolução, a inovação e o empreendedorismo figuram como elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e a geração sustentável de emprego e renda. É neste contexto que se torna fundamental a conversão de tecnologias de ponta provenientes de atividades de pesquisa e desenvolvimento em produtos e processos aplicáveis para a solução de desafios da indústria. Esta exposição poderá impulsionar a conversão de ideias em produtos e processos inovadores, colaborando para o desenvolvimento de soluções alinhadas com desafios existentes.
Como explica Thiago Aragão, que também é coordenador da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet, a promoção desta interação entre a indústria e a academia é essencial para garantir a otimização de recursos, impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor de Infraestrutura de transportes do Brasil e contribuir para a geração de empregos de pessoal altamente qualificado.
Sobre a submissão e avaliação das propostas
As propostas devem ser enviadas para o comitê organizador do Inova Infra Anpet 2024, até o dia 21/03/2025, pelo e-mail inovainfra.anpet@gmail.com, contendo as seguintes informações:
– Uma apresentação gravada, com no máximo cinco minutos de duração;
– Um business canvas, preparado de acordo com o template disponibilizado no Anexo I;
– Uma apresentação conforme modelo do Anexo II; e
– Um resumo de no máximo 500 palavras.
O resultado será divulgado entre abril e maio de 2025, dependendo do número de propostas recebidas. Elas serão inicialmente avaliadas pelo comitê organizador que se baseará nos seguintes critérios para selecionar as mais viáveis para o programa de inovação:
1. Inovação: Nível de originalidade e criatividade da ideia.
2. Nível de maturidade tecnológica atual e previsão de progressão para outros níveis durante o desenvolvimento das soluções, com base na escala TRL (Technology Readiness Level). Uma explicação sobre esses níveis é fornecida no Apêndice I.
3. Nível de maturidade comercial atual e previsão de progressão para outros níveis durante o desenvolvimento das soluções, com base na escala CRL (Commercial Readiness Level). Uma explicação sobre esses níveis é fornecida no Apêndice II.
4. Impacto Social e Econômico: Potencial impacto positivo no Setor de Transportes e na sociedade.
5. Qualidade do Pitch: Clareza e eficácia na comunicação da ideia.
Mais informações estão disponíveis no site da Anpet.
- Infraestrutura
- Inovação
- transportes