Coppe abre exposição Exploradores do Conhecimento

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 16/12/2015

Promovida pela Coppe/UFRJ, a exposição Exploradores do Conhecimento será aberta à visitação na próxima sexta-feira, 18 de dezembro. Reunindo infográficos, maquetes, simuladores, multimídias, aparatos interativos e ambientes imersivos, a mostra apresenta avanços tecnológicos que resultaram em importantes contribuições da Coppe no decorrer de cinco décadas. A exposição será inaugurada oficialmente, dia 27 de janeiro.

Instalada no Espaço Coppe, no Bloco I, Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária, a exposição está dividida em dez áreas temáticas: Arte e Ciência, Tecnologia e Saúde, Fotônica e Nanotecnologia, Matéria, Robótica, Petróleo, Oceanos, Cidades Sustentáveis, Tecnologia e Esportes, e Energia e Meio Ambiente.

Uma das mais tradicionais áreas de atuação da Coppe, na qual a instituição desenvolve projetos desde a década de 1970, a área de petróleo está representada por alguns dos seus projetos offshore. Um conjunto de iniciativas realizadas em vários laboratórios da Coppe, em parceria com a Petrobras, levaram o Brasil à liderança na produção de petróleo em águas profundas.

As contribuições da Coppe para a área da saúde estão representadas, entre outras, pelas pesquisas com micro e nanopartículas de polímeros que são utilizadas no tratamento contra o câncer e para cura de doenças como a esquistossomose. Também estão expostos o projeto de um novo processo para produção de vacinas virais e pesquisas para aumentar a escala do cultivo de células-tronco e para a produção de biofármacos no Brasil, com tecnologia nacional.

Projetos que buscam a sustentabilidade têm sido alvo de várias pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da Coppe, em diferentes áreas. A exposição reúne alguns desses trabalhos, como os veículos não poluentes: o trem de levitação magnética, denominado MagLev Cobra, e do Ônibus Híbrido a Hidrogênio, já em escala de produto. Também avanços nas pesquisas para produção de biodiesel e bioetanol de segunda geração, que poderão aumentar a substituição gradual de combustíveis fósseis, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa. Na mesma direção caminham projetos como o do concreto ecológico, baseado na substituição de materiais, como o cimento, que resultam em grande impacto ambiental, por alternativas mais limpas.

Ao visitar a exposição também será possível conhecer um pouco mais sobre a cooperação mantida pela Coppe e o CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, responsável por uma série de projetos, como o que resultou na descoberta do bóson de Higgs, uma partícula que teria existido 100 trilionésimos de segundo após o big bang. No nicho que apresenta o projeto, o público poderá fazer uma visita virtual ao ATLAS, o maior detector de partículas do LHC (Large Hadron Collider), um dos aceleradores de partículas do CERN, concebido e construído com a colaboração de pesquisadores da Coppe.

Pesquisas relacionadas a temas diversos como oceanos, robótica, fotônica e arqueometria, além das aplicações da tecnologia na área esportiva, também podem ser conferidas na exposição, que recebe semanalmente visitadas de alunos , de escolas públicas e privadas. A exposição é aberta ao público em geral e tem entrada franca.

Idealizada pela Assessoria de Comunicação (Asscom) da Coppe/UFRJ, sob a coordenação da jornalista Dominique Ribeiro, a exposição foi produzida pela empresa MBA Cultural.

Para tornar temas complexos mais facilmente compreendidos pelos visitantes, a mostra conta com um grupo de monitores treinados pelos pesquisadores responsáveis pelos projetos e coordenados pela equipe do Espaço Coppe. Também foi concebida de forma a facilitar a acessibilidade ao local e a compreensão do conteúdo por pessoas com deficiência auditiva, visual e cadeirantes.

A mostra poderá ser visitada de terça a quinta-feira, das 13h às 16h. A programação será intensificada com o recomeço das aulas nas redes pública e particular, por estudantes de ensino fundamental e médio. O agendamento deve ser feito com a equipe do Espaço Coppe Miguel de Simoni pelos telefones (21) 3938-8296/8230.

A exposição Exploradores do Conhecimento faz parte do Projeto Coppe 50 Anos, iniciado em 2013, para marcar a comemoração dos 50 anos de atividade da Coppe/UFRJ. A mostra conta com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) e apoio de outras instituições: Halliburton, Petrobras, Eletrobras Furnas, GE, Braskem e Itaipu Binacional.