Coppe aperfeiçoa aparelho para tratar cárie sem dor
Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias
Data: 18/06/2010
Remover cárie e tártaro sem dor. É o que promete o equipamento em desenvolvimento no Laboratório de Robótica da Coppe que dispensa a aplicação de broca e de anestesia, buscando garantir um tratamento odontológico indolor. A nova técnica, que poderá substituir o temido “motorzinho”, utiliza jato de ar como substância abrasiva, no lugar da broca, reduzindo a dor nos procedimentos odontológicos.
O protótipo do equipamento criado em 2001 pelo dentista Izio Mazur e batizado de Alluminajet está sendo aperfeiçoado por pesquisadores do laboratório da Coppe, com apoio da Faperj. O Sistema Odontológico de Abrasão a Ar, como é conhecida a nova técnica, emite jato de micropartículas abrasivas de óxido de alumínio precisamente sobre o ponto da superfície dentária, removendo a cárie de forma rápida, indolor e sem sofrimentos psíquicos. Outras vantagens em relação ao sistema tradicional é que este não gera calor, não produz vibrações e nem ruídos.
Para que esse sonho de consumo esteja disponível no mercado, ainda será preciso superar alguns desafios. “Pretendemos tornar o fluxo abrasivo mais estável, evitando o excesso de poeira gerado pelo aparelho e oferecendo ao operador maior precisão nos comandos”, explica Vitor Romano, professor de Engenharia Mecânica da Coppe. Para isso, está sendo desenvolvido no Laboratório de Robótica da Coppe um sistema para evitar a emissão de poeira abrasiva no ambiente, tornando a tecnologia salubre, tanto para os profissionais como para os pacientes.
Segundo Romano, os pesquisadores do laboratório estão trabalhando no aperfeiçoamento do protótipo, de forma a reduzir custos e facilitar o processo de produção e manutenção do produto. “Nosso objetivo é torná-lo técnica e economicamente viável para ser implantado no mercado”, afirma o professor.