Coppe apresenta estudo sobre transporte de cargas em megacidades
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 10/09/2014
Pesquisadores de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ apresentarão na próxima 5ª feira, dia 11 de setembro, os resultados preliminares do projeto Gestão sustentável do transporte de carga no apoio à prática de logística verde em megacidades. A apresentação será, às 10 horas, no II Megacity Logistics Workshop, que reunirá especialistas em logística de cargas brasileiros e estrangeiros. O evento, que começa às 9 horas, será realizado no bloco A do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, no Salão Nobre da Decania, na Cidade Universitária.
O estudo está sendo realizado pelos pesquisadores do Laboratório de Transportes de Cargas da Coppe, com apoio do Center for Transportation & Logistics do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do CNPq. Segundo o coordenador do projeto, professor Márcio D’Agosto, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, o objetivo é identificar e desenvolver soluções inovadoras que proporcionem sustentabilidade sócio-ambiental no transporte de cargas nas megacidades. A previsão de conclusão é maio de 2015.
A cidade do Rio de Janeiro serviu como modelo para o levantamento de dados. Os pesquisadores monitoraram as atividades de quatro empresas que transportam produtos de cinco diferentes segmentações, mapeando rota, tempo, velocidade, distância percorrida, tempo de descarga dos produtos. Também identificaram como são feitas as entregas, incluindo o número de funcionários da transportadora envolvidos na operação. As empresas participantes foram Grupo Pão de Açúcar (frutas, legumes, verduras e outros alimentos), Lafarge (material de construção), Coca-Cola (bebidas) e Correio (outras cargas).
Na primeira fase do projeto, além de mapear as melhores metodologias praticadas em outras cidades no mundo, tidas como referências, os pesquisadores também avaliaram a implantação de técnicas de gestão inteligente da mobilidade. Entre as tecnologias estão os sistemas de comunicação on-line, em tempo real, para otimizar a infraestrutura de transportes já existente e a operação dos veículos envolvendo a programação de entrega de cargas e o roteiro a ser seguido.