Coppe dá boas-vindas aos novos alunos

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 11/03/2013

A Coppe/UFRJ promoveu na manhã desta segunda-feira, 11 de março, evento de boas-vindas aos alunos que estão ingressando na instituição em 2013. Mais de 300 estudantes participaram do encontro, realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária. Os alunos foram recebidos por diretores da Coppe, coordenadores dos programas de pós-graduação, professores e funcionários.

O diretor de Assuntos Acadêmicos, Edson Watanabe, falou sobre o que se espera dos alunos

O diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Edson Watanabe, abriu o evento destacando a importância de os estudantes buscarem a inovação e, também, o que se espera deles na pós-graduação. “Nossa expectativa é que os alunos de mestrado encontrem novos problemas e, quem sabe, façam novas descobertas. Já no doutorado, o que se espera é que eles sejam ousados e criativos. Os doutorandos devem dar um susto nos seus orientadores”, provocou. O diretor de Assuntos Acadêmicos frisou ainda o cuidado que os estudantes devem ter em relação à ética e integridade na pesquisa.

Já o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, fez uma apresentação bem-humorada sobre as atividades, infraestrutura, história e principais linhas de pesquisa da instituição. Pinguelli também destacou a importância do empenho dos jovens em se pós-graduar. “Os estudantes vêm buscar competência técnica na pós-graduação. Isso é fundamental, pois, no Brasil, há um déficit muito grande dessa competência”, afirmou.

Para Luiz Pinguelli Rosa, os estudantes devem ir além dos professores: “Façam o que a gente não fez”

Luiz Pinguelli Rosa falou ainda sobre a importância das contribuições que os alunos darão no futuro. “Vocês poderão contribuir muito, avançando além daquilo que nós sabemos, ultrapassando o conhecimento dos professores”, disse o diretor da Coppe. “Façam o que a gente não fez”, concluiu.

Esse ano, evento de boas-vindas deu voz também aos estudantes, representados por Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa, doutorando do Programa de Engenharia Química e representante dos alunos no Conselho Deliberativo da Coppe. Cauê Costa enfatizou a necessidade de mobilização dos estudantes, lembrando o abaixo-assinado feito por eles em 2012, pedindo reajuste dos valores das bolsas de mestrado e doutorado. O documento foi entregue ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, durante a aula inaugural da Coppe, dia 16 de março de 2012. Poucas semanas depois, os valores foram reajustados em cerca de 10%.

O representante dos estudantes convidou ainda os novatos a seguir a fan Page dos alunos da Coppe no Facebook. A Coppe também mantém sua fan Page, lançada em 2012, durante a conferência Rio+20.

Cauê Costa destacou a importância da mobilização dos estudantes

Dando prosseguimento à programação destinada aos novos alunos, às 14 horas, a Coppe promoveu a palestra “Patentes como Fonte de Informação para Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica”, proferida pelo pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Ricardo Carvalho Rodrigues. Em sua apresentação, Ricardo Rodrigues abordou tópicos como importância da informação contida no documento de patente; conceitos básicos sobre patente; estrutura do documento de patente; fontes de documentos de patentes; e uso efetivo da informação contida em documentos de patentes.