Coppe desenvolve aplicativo que possibilita acesso a informações do PAC

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 08/04/2016

Pesquisadores da Coppe/UFRJ desenvolveram um aplicativo georreferenciado que possibilita o acesso a informações detalhadas sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.  Com apenas três cliques o usuário pode obter dados a respeito de qualquer obra do programa. O aplicativo pode ser acessado, gratuitamente, tanto para sistema Android quanto para iOS (Iphone). Para fazer  download basta procurar por PAC 2015-2018.

Desenvolvido pelo Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov) da Coppe, em parceria com a Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (Sepac), o aplicativo disponibiliza uma lista com todas as obras em execução e uma área multimídia com apresentações, fotos e vídeos. O usuário pode buscar cada obra específica ou navegar pelas obras listadas por estados e municípios. Ao todo, são 1.170 páginas de informação pública apresentada com clareza e transparência à sociedade.

O sistema fornece ainda informações sistematizadas em diferentes tipos de detalhamento: valor da obra, cronograma, estágio, tipo, responsável, executores, data de referência e observações.  “Um diferencial do aplicativo é permitir ao cidadão olhar as obras de maneira georreferenciada. O usuário pode buscá-las pelo próprio nome, tanto no mapa quanto nas listas, ou pelos municípios, a partir dos estados”, explica Sérgio Rodrigues, pesquisador da Coppe e coordenador técnico do projeto.

De acordo com o diretor de Informações da Sepac, João Paulo Nogueira, a secretaria do PAC trabalha de forma integrada com o Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov) da Coppe e sua base de dados. “O objetivo da parceria e do aplicativo é dar ainda mais transparência ao programa. É para atender não apenas a gestores e órgãos de controle, mas a toda sociedade civil”, afirma.

Segundo o coordenador-geral do projeto, professor Jano Moreira, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, esta é mais uma parceria de sucesso entre universidade e governo.

“Com o advento das aplicações móveis nos últimos anos, passamos a desenvolver e a mostrar como a universidade pode apoiar governo e sociedade no uso dessas tecnologias. A contribuição da Linha de Engenharia de Dados e Conhecimento é singular neste contexto, uma vez que estamos falando de uma ferramenta que leva dados importantes ao cidadão, de maneira simplificada, facilitando sua absorção, gerando informação e conhecimento. Ganha governo e ganha sociedade”, avalia Jano.

“O projeto foi uma iniciativa do próprio Ministério do Planejamento. O objetivo é propiciar transparência em relação aos projetos financiados pelo programa. O que fazemos tem total aderência à Lei de Informação. Na medida em que disponibilizamos informação de empreendimentos, inclusive evolução e valor das obras, damos satisfação não apenas a gestores, mas também à sociedade”, ressalta Rodrigues.

• PAC