Coppe desenvolve sistema que otimiza o trabalho de defensores públicos

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 17/08/2015

A Coppe/UFRJ e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro formalizaram, nessa quinta-feira, 13 de agosto, a implantação do “Verde – Sistema Facilitador de Assistência Judiciária da Defensoria Pública do RJ”, cujo objetivo é otimizar o trabalho dos defensores públicos, possibilitando um melhor atendimento aos cidadãos fluminenses. O contrato foi assinado pelo defensor público geral do estado, André Castro, e pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, professor Fernando Rochinha.

O sistema desenvolvido pelo Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov) da Coppe, sob a coordenação do professor Jano Moreira de Souza, disponibilizará aos defensores informações organizadas e sistematizadas sobre atendimentos, processos e clientes, de maneira clara e objetiva, reduzindo a burocracia e otimizando o processo de trabalho.

“A Coppe é uma instituição de excelência reconhecida por todos, e, mesmo antes da formalização do contrato, já vinha trabalhando na elaboração do sistema, o que demonstra espírito público elevadíssimo”, enalteceu o defensor público André Castro. Segundo ele, os pesquisadores da Coppe se dedicam há meses a esse projeto, “entendendo a Defensoria, seu trabalho,suas necessidades e demandas, entrevistando os funcionários do Núcleo de 1º Atendimento. Por ser também uma instituição pública, entende de maneira peculiar nossas necessidades”, concluiu.

O diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Fernando Rochinha, disse em seu discurso que de tempos em tempos a universidade é instada a dizer a que veio e qual a importância do investimento em pós-graduação em um país com tantas carências. “Esse projeto se reveste de aspectos que o distinguem. É uma parceria entre duas instituições públicas e há um beneficiário direto, o cidadão, que terá o resgate de sua cidadania pela garantia de seus direitos. É impossível medir o benefício disso”, ressaltou.

Também estavam presentes à cerimônia o secretário-geral da Defensoria, Denis Praça, o secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola, o secretário de Reforma do Judiciário, Marcelo Veiga, e a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Maria Carmem de Sá.

Benefício incomensurável

O sistema dispõe de muitas funcionalidades que beneficiarão tanto os defensores quanto os assistidos. Entre elas, um banco de peças processuais com modelos de textos jurídicos, que adaptados aos casos concretos permitirá maior agilidade na elaboração, controle e emissão de documentos; mecanismos para gestão de pessoas privadas de liberdade, agenda integrada, entre outros. No futuro, o Verde poderá interagir com outros sistemas de informação como, por exemplo, o do Ministério da Justiça e ser disponibilizado ainda em aplicativos móveis.

O secretário-geral, Denis Praça, destacou a importância do contrato, uma vez que a Defensoria não dispunha, até o momento de qualquer sistema de informação para sua atividade-fim. “Nos dá muita tranquilidade fazer esse projeto com a Coppe, uma instituição cuja excelência é reconhecida por todos. Essa disposição de se encantar com o projeto, antes mesmo de assiná-lo, nos dá muita segurança em relação ao sucesso do mesmo. Que seja um instrumento para tornar a atividade cada vez mais humana e eficaz”, avalia.

Segundo o professor Jano Moreira, a Coppe tem a tradição, desde sua fundação, de fazer parcerias com o governo e com empresas públicas, e o CapGov foi criado, para agrupar iniciativas deste tipo, envolvendo tecnologia da informação e gestão do conhecimento.” Ao promover parcerias que beneficiam políticas públicas, a universidade devolve parte do que recebe da sociedade ao repassar o conhecimento produzido”, afirmou.

Saiba mais sobre o Verde – Sistema Facilitador de Assistência Judiciária da Defensoria Pública do RJ.