Coppe desenvolve sistemas de controle para monitoramento offshore com veículos autônomos

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 20/08/2020

Pesquisadores da Coppe/UFRJ estão desenvolvendo um sistema capaz de identificar vazamento de óleo nos oceanos usando uma embarcação não tripulada. Batizado de Ariel (acrônimo para Autonomous Robot for Identification of Emulsified Liquids), o sistema é resultado de uma parceria da Coppe com as empresas TideWise e Farol.
Ariel é um sistema que combina embarcação autônoma (ASV) e veículo aéreo não tripulado (drone). Equipado com câmeras visuais para localização de vazamentos, e de câmeras visual e térmica para detecção de óleo, o drone decola de uma plataforma instalada na embarcação, denominada USV Tupan, da Tidewise, uma empresa formada por ex-alunos da Coppe.

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (Lead), o sistema de controle e pouso para drone foi testado com sucesso em ambiente externo, na Coppe. O projeto foi contratado pela Repsol Sinopec Brasil, com recursos da cláusula de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

“Em breve, o sistema será testado no mar. O drone fará a primeira etapa de detecção de manchas de óleo usando câmera térmica. O resultado pode ser confirmado por sensores embutidos na embarcação autônoma, que detectam o óleo por contato”, explicou o professor Alessandro Jacoud, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

Fronteira na robótica: análise preditiva e confiável

Os veículos trabalham de forma autônoma e colaborativa, e o sistema integrado permite o monitoramento contínuo e a detecção rápida de vazamentos de óleo no mar.  A integração de sensores meteoceanográficos possibilita integrá-los aos modelos de dispersão de óleo existentes, possibilitando análises preditivas. Além disso, a dupla verificação feita pelo Ariel permite uma análise mais confiável do que o método mais utilizado pela indústria do petróleo, que usa imagens de satélite.

Para Rafael Coelho, diretor da TideWise, empresa criada por ex-alunos da Coppe, o projeto Ariel explora a fronteira do conhecimento na área de robótica. “O uso de embarcações autônomas é uma tendência mundial, inclusive dentro da indústria offshore. Estamos integrando dois veículos autônomos para realizar uma tarefa única, e de maneira colaborativa. Essa tecnologia está sendo explorada pelos centros de pesquisa mais avançados do planeta”, relata Rafael, mestre em Engenharia Mecânica pela Coppe.

“Outro grande ganho do projeto é eliminar alarmes falsos de qualquer incidente de vazamento de óleo, evitando, assim, os custos desnecessários de mobilização da equipe de contenção e limpeza”, complementa Marcelo Andreotti, responsável pelo projeto na Repsol Sinopec Brasil.

O projeto Ariel ainda conta com a empresa Farol Serviços, que contribui com estudos de logística, regulamentação e compliance dos veículos autônomos utilizados no projeto. “Esta parceria poderá ser um marco na introdução do uso de embarcações autônomas para o monitoramento de acidentes ambientais, tanto para operações no Brasil, quanto em atividades offshore em outros locais no mundo”, destaca o diretor da empresa, Vinícius Vieira.

Confira o projeto, no vídeo preparado pela TideWise: https://www.linkedin.com/posts/tidewise_ariel-project-integration-of-autonomous-activity-6685956616799481856-sVPT

• offshore