Coppe destaca papel estratégico da formação de especialistas em audiência sobre pequenos reatores nucleares
Planeta COPPE / Energia / Engenharia Nuclear / Notícias
Data: 23/10/2025

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou, nessa terça-feira, 21 de outubro, uma audiência pública sobre a aplicação de pequenos reatores modulares (SMRs, na sigla em inglês), no Brasil, e sobre a retomada das obras da usina nuclear Angra III. O encontro integrou a programação do Dia da Energia Nuclear no Parlamento, e teve a participação do vice-coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, professor Giovanni Laranjo de Stefani.
Professor Giovanni fez uma apresentação sobre os desafios e oportunidades para o uso de pequenos reatores modulares (SMRs, na sigla em inglês), no Brasil, e abordou um gargalo para o avanço do setor: a formação de recursos humanos qualificados.
O professor alertou para o impacto da aposentadoria compulsória que atinge cerca de 40% do atual corpo docente da área nuclear, ressaltou a necessidade de renovação curricular para incluir disciplinas de regulação nuclear e práticas avançadas com o método de Monte Carlo e CFD (dinâmica dos fluidos computacional) aplicados a projetos de reatores, e destacou que a parceria entre universidades e a indústria tem, dentre vários benefícios, a qualificação da mão-de-obra que será empregada pela própria indústria.
A audiência reuniu representantes de órgãos governamentais, da Marinha do Brasil, da indústria nuclear e da academia, que destacaram que os SMRs representam uma oportunidade estratégica para diversificar a matriz energética brasileira, reduzir a dependência de hidrelétricas e reforçar a segurança energética em regiões isoladas.
O evento também contou com a presença da professora Inayá Lima, que, na World Atomic Weeek, foi a mentora da equipe TupiTech. A equipe formada por alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) conquistou o 1º lugar no Global HackAtom 2025, com a concepção de reatores modulares para exploração espacial.
- Angra III
- Energia Nuclear
- SMRs
