Coppe discute um ano de práticas administrativas em meio à pandemia
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Data: 26/04/2021
A Diretoria-Adjunta de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ promoveu no dia 16 de abril, a live “Práticas Administrativas na pandemia – Um ano de trabalho remoto”. No evento, a coordenadora de Políticas de Pessoal da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ, Rejane Barros, e a chefe do setor Gestão de Recursos Humanos, da Coppe, Ana Celino, debateram as consequências da pandemia na administração da universidade e da Coppe, e as inovações adotadas para manter a qualidade do serviço em tempos de distanciamento social e trabalho remoto. A live foi mediada pela diretora-adjunta de Gestão de Pessoas, Vanda Borges, e continua disponível no canal da Coppe no YouTube.
Como disse Vanda, trabalhar em casa, sem enfrentar engarrafamentos, já fez parte, em algum momento, das aspirações da maioria das pessoas. “Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, o que antes era uma possibilidade se tornou uma obrigação, uma imposição, e de forma acelerada as atividades laborais realizadas de maneira remota se tornaram uma obrigação no mundo do trabalho”.
“Inúmeras ferramentas passaram a fazer parte do vocabulário dos servidores: Slack, Teams, Zoom, Google Meet. O treinamento e capacitação para o uso dessas inúmeras ferramentas digitais não contou com apostilas ou horas de estudo, mas contou com o apoio de profissionais de TI (Tecnologia da Informação) e colegas mais familiarizados com esses recursos. O aprendizado foi a toque de caixa, tentativa e erro, aprender era urgente”, relatou a diretora-adjunta de Gestão de Pessoas da Coppe.
Na avaliação de Ana Celino, a colaboração das pessoas foi de extrema importância para manutenção da qualidade do atendimento da GRH, nas circunstâncias excepcionais causadas pela pandemia de Covid-19. “A compreensão dos colegas de saber quando perguntar, quando esperar. Às vezes, não temos todas as informações e precisamos buscá-las. Foi importante a união de todos para que chegássemos até aqui, mantendo a qualidade dos serviços prestados em nossa instituição, a solidariedade de todos para com todos na comunidade Coppe nos marcou”.
Entre as mudanças ocorridas no setor, Ana Celino destacou a criação do site de GRH da Coppe. “Era uma demanda antiga que tivéssemos um local, no qual estivessem organizadas todas as informações relativas a pessoal. Facilitaria nossa vida, na hora de explicar e passar informações e também para o servidor que teria acesso, em qualquer lugar, àquele conteúdo do seu interesse. Foi um brainstorm para colocarmos no site tudo que fosse importante, não apenas para este momento de pandemia, mas para deixar legado para o futuro”.
De acordo com a chefe do GRH da Coppe, o site oferece informações sobre progressão por capacitação, indicação de cursos à distância, para incentivar os funcionários da instituição, treinamento com vídeos explicativos para que os servidores saibam utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e o GRH Responde. “A gente também divulga o Acolhe Coppe, núcleo de atendimento psicossocial que é tão importante, ainda mais neste momento”.
De acordo com Rejane Barros, a rotina da PR-4 hoje está no SEI e isso foi uma vantagem. “Caso estivéssemos nos processos físicos, a situação seria bem mais complicada. Conseguimos fazer os ajustes, em um ano, mas tem sido um trabalho árduo, dia a dia de muitas incertezas. Mantemos os computadores ligados 24h por dia, para fazermos acesso remoto. Às vezes, a conexão cai, mas seguimos em frente”.
Na avaliação da coordenadora de Políticas de Pessoal, todos os servidores tiveram comprometimento em buscar saída para as dificuldades. “Nos reinventamos e conseguimos dar conta do nosso trabalho. Nossos dias são preenchidos de reuniões virtuais para atender as demandas dos servidores”, destacou Rejane, para então confessar “as rodas de conversa, onde tem o café, o abraço, fazem muita falta. O trabalho remoto nos parece frio, distante”.