COPPE e Escola Politécnica selam parceria com a Peugeot Citroën
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 05/09/2006
A Diretora da COPPE, Angela Uller, o Diretor Geral da Peugeot Citroën do Brasil, Pierre-Michel Fauconnier, e o Diretor da Escola Politécnica da UFRJ, Ericksson Almendra, assinaram dia 4 de setembro, na sede da COPPE, um convênio que estabelece o início de uma parceria entre as instituições. Também fizeram parte da mesa na cerimônia, o Decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Issamu Suemitsu, e o Presidente do Conselho Deliberativo da COPPE, Roberto dos Santos Bartholo Junior.
De acordo com o convênio, caberá a COPPE desenvolver tecnologias para aumentar o conforto acústico dos carros fabricados pela empresa no Brasil. A instituição vai oferecer ainda qualificação profissional, em nível de pós-graduação, com foco na indústria automobilística. Já a Escola Politécnica responderá pela formação de alunos de graduação em engenharia, com ênfase na área de veículos. Neste caso, a contrapartida da empresa será a dupla diplomação, ou seja, os alunos de engenharia terão dois diplomas: um expedido pela UFRJ e outro por uma universidade francesa.
Durante a cerimônia, o Diretor-Geral, Pierre-Michel, declarou ter grandes expectativas nesta parceria, tendo em vista a qualidade da tecnologia desenvolvida na COPPE. A Diretora da instituição, professora Angela Uller, ressaltou a importância desse convênio. Segundo ela, embora haja várias empresas montadoras instaladas no Brasil, poucas interagem com as instituições de pesquisa locais, quando se trata de desenvolvimento de tecnologias. “A maioria prefere trabalhar com instituições sediadas em seu próprio país de origem. Por isso, quero reiterar que estamos muito satisfeitos com essa parceria”, afirmou.
Para atender a um consumidor cada vez mais exigente, as indústrias automobilísticas vêm ampliando seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Como a acústica dos carros é um item muito valorizado pelo consumidor brasileiro, a Peugeot Citroën procurou a COPPE para desenvolver técnicas que propiciem aumento do conforto acústico de seus carros. A instituição possui um moderno laboratório de acústica e pesquisadores que desenvolvem pesquisas de ponta nesta área.
Segundo Marcos Paluello, Gerente de Engenharia da Peugeot Citroën, o convênio proporcionará à empresa um ganho de competência e de velocidade na resolução de problemas. “Nossa área de engenharia está em formação e em desenvolvimento. Precisamos da colaboração da universidade para identificar e obter soluções adequadas para os carros produzidos pela empresa nos países do Mercosul”, disse Marcos.