Coppe e Exército lançam Roteiros dos Fortes

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 25/02/2015

Roteiros foram criados a partir do diálogo com a população

Na semana de comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Laboratório de Tecnologia de Desenvolvimento Social (LTDS) da Coppe/UFRJ entregou à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, dia 27 de fevereiro, o projeto “Roteiros dos Fortes: Circuitos Turísticos em Fortes e Fortalezas da Baía de Guanabara”.

O projeto inclui um site (http://www.roteirosdosfortes.com.br), já disponível na internet, que disponibiliza circuitos turísticos em seis fortes e fortalezas situadas na Baía de Guanabara. A cerimônia foi realizada na Casa Histórica de Deodoro, na Praça da República, nº 197, Centro, Rio de Janeiro.

Entre as fortificações contempladas no roteiro está a Fortaleza de São João, que começou a ser erguida logo depois da fundação da cidade do Rio de Janeiro, na Urca, zona sul, há 450 anos. Também integram o roteiro duas fortificações da zona sul do Rio (Copacabana e Duque de Caxias, no Leme) e três na cidade de Niterói (Fortaleza de Santa Cruz e fortes São Luiz e Pico).

Coordenado pelo professor Roberto Bartholo e assistido pela pesquisadora Marisa Egrejas, o projeto tem como objetivo ampliar a visitação aos bens patrimoniais brasileiros e valorizar o turismo situado. Roteiros dos Fortes considera os espaços de visitação como sítios simbólicos de pertencimento dos que os frequentam regularmente – como local de trabalho, de lazer ou de prática desportiva. Os roteiros foram criados a partir do diálogo com a população local, subvertendo a lógica da construção de roteiros turísticos, baseados principalmente em critérios de mercado.

No site os visitantes encontram informações sobre o conjunto das fortificações, organizadas de maneira a facilitar a construção de seu próprio roteiro de visitação. Um destaque especial é conferido à visitação escolar. Também são oferecidas algumas sugestões de passeios traçados no mapa da cidade e um webdocumentário. O trabalho contou com apoio do “Pensa Rio”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O evento de transferência de domínio do website está vinculado ao Cruzeiro Forte São João 450 anos da Expedição Estácio de Sá, realizado pela Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro, e às comemorações da Fortaleza de São João do Rio de Janeiro, realizados no dia 1º de março, data do 450º aniversário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Relembrando Estácio de Sá

O cruzeiro é uma de muitas iniciativas que estão sendo realizadas em 2015 para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A atividade inclui a reedição do trajeto feito por Estácio de Sá, em sua expedição, que saiu de Bertioga, no litoral paulista, rumo ao Rio de Janeiro, visando à ocupação da região, dominada por índios e franceses. A segunda parte do roteiro será de Angra dos Reis ao Rio de Janeiro, de 28 de fevereiro a 1º de março. A chegada dos veleiros coincidirá com as atividades comemorativas programadas pela Fortaleza de São João, no momento em que a chave da cidade será entregue simbolicamente ao prefeito Eduardo Paes. Quem tiver oportunidade de estar na orla da cidade próximo às 7 horas da manhã poderá apreciar o cortejo de velas, liderado pelo famoso “Cisne Branco” da Marinha do Brasil. Os veleiros portarão simbolicamente antigas bandeiras portuguesas.

A expedição original chegou ao seu destino, no dia 1º de março de 1565, quando foi iniciada a construção do Forte São João da Guanabara e instalado o marco de fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O evento é resultado de uma colaboração entre o LTDS, a Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro (ABVC), a Academia Santista de Letras, a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), o Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS) e a Prefeitura de Bertioga, além da Fortaleza de São João da Guanabara.

Programação da entrega do projeto no evento Fortes e Fortalezas nos 450 anos do Rio de Janeiro

Data:
 27/02/2015, sexta-feira, das 10h30 às 12h30.

Local: Casa Histórica de Deodoro. Praça da República, nº 197 – Centro, Rio de Janeiro. Programação: início: 10h30

Acolhida e abertura
Coronel Joel Francisco Corrêa (Administrador da Casa Histórica de Deodoro)

Breve apresentação do Projeto Roteiros dos Fortes